Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

.. 54 REVISTA DO ENSINO As importantes ob11as ali realiza– das em outros tempos (V. revis– ta - "O Universo lllustrado", de Janeiro de 1877, existente nesta bibliotheca) . O espirito aventu– reiro do ,povo portuguez. As pri– meiras tentativas de viagem ás ln dias. Os insuccessos e a conse– cução desse grande desideratum. As Americas antes da sua desco– berta. Os monumentos dos Incas. ( V. "Thesouro da Juventude", volume 1º, pag. 175). Os Incas e Aztecas. Os selvagens do Brasil. Seus costumes, linguas e religião. Descoberta do Brasil. As velhas construcções dos tempos coloni– aes. Estudo dos principaes acon– tecimentos dos tempos coloniaes. A abolição do elemento servil. EXPRESSÃO CONCRETA Desenho - A mão, o pé. Sce– nas passadas na escola; a criança pregando, cavando, modelando, marchando, correndo, etc. O cor– po humano. Modelagem - Modelar o pé, a mão, martello, 1Pá, etc. Diversos trabalhos feitos com a mão: cos– tura, "lricot". Trabalhos de car– pintaria. MORAL Noticias de descobertas impor– tantes - O telegrapho, o navio a vapor, estrada de ferro, automo– vel, aeroplano, submarino, tele– graphia sem fio, telephone, cine– matographo, etc. INSTRUCÇXO CMCA Pr!ncipaes profissões e obras da sede escolar-Edifício da Ga– mara. A Camara Municipal. Os vere~d_ores, o presidente. As leis munic1paes. Congresso Estadual. Congresso Nacional. Presidente do Estado, presidente da Repu– blica. A comarca, o Estado e a Fe– deração. O eleitorado e as elei• ções. HYGIENE A limpeza• das mãos e cJu unha~. O inconveniente de levai: as mao~ á bocca. A necessidade do asse10 geral ~ a.ra uma perfeita ,saude. Os ex~rc1c1os physicos pa– ra desenvolvimento dos musco– los, etc. RELIGIÃO O martyrio de_Jesus. Os pregos em seus pés e maos. O que signi– fica o santo sacrificio da missa, etc. ROMEU VENTURELLI (Direcfor do grupo escolar de Christlna) Plano de lição - Centro de interesse~ a vacca Observação - Apresentar o de– senho da vacca, estabulo. (Dese– nho em ponto grande.) Mostrar coisas reaes, como : leite, que.i– jo, manteiga. Chamar a attenção dos alumnos para as pastagens. Linguagem - Conversação coni os alumnos sobre a vacca e expli– cação sobre os quadrupedes, prin– cipalmente os ruminantes. Ex– pHcar a fabricação do queijo, da manteiga. O papel que o leite des• empenha. Utilidade do leite, do queijo, da manteiga e da carne, na alimentação; do couro, dos os– sos, dos chifres, na industria. Dizer que o leite é composto de diversas substancias. O cuidado que se deve ter com a vacca • com o uso do leite. Leitura - A gravura indica um: homem carregando dois baldes– com leite . F.azer que os alumnoa

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0