Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

52 REVISTA DO ENS.INO do ;Sul. (Desenvolvimento dos ,pontos do iprogramma: riquezas mineraes, 156, n. V - ) .A:SSOCIAÇÃ.0 NO TEMPO A riqueza mineral do nosso Es– tado em outros tempos e hoje . A origem do seu nome. Territorio mineiro: capitania, província e Estado. Os bandeirantes . Descoberta de ouro e p edras preciosas. Fer– não Dias Paes Leme e fundação · dos ,primeiros arraiaes. A defesa dos nossos direit'os. Tiradentes e Felippe dos Santos. A guerra dos emboabas. EXPRESSÃO CONCRETA Desenho - Um olho, orelha, u– ma grade, uma cerca, um muro, um cofre, etc. Trabalhos manuaes - Defesa do corpo contra perigos diver– sos: as vestes. ' (Consultem Instrucções, pag. 247) INSTRUCÇAO CIVICA A policia e o delegado de poli– cia (Desenvolvimento ao n. XVI, pag. 222, do Programma. MORAL A necessidade de optimos ipro– cedimentos, em defesa da propria felicidade. Maximas e pensamen– tos diversos e allusivos, e aquel– les insertos â pagina 215, do Pro– gramma. Centro de interesse - O movimen– to dos seres vivos (4º anuo primaria) Observação Os differentes movimentos da mão, do punho, do braço, das es– lJ)aduas, do tronco, das pernas, dos pés, dos olhos, da língua, etc. Principaes ossos e articulações Os musculos . Principaes museu: los empregados nos movimentos. que pedem concurso dos ossos •. Especie de alavancas que repre~ sentam. A fadiga muscular. De– monstração. (Fazer com que o– alumno mantenha pequeno peso– na mão, conservando o braço em sentido horizontal por certo tem– po) . A força muscular. Demons– tt'ltão com saccos de areia e pe– dras, ou com uma barra de ferro uma corda, etc. Precisão de mO: vimentos. Experiencia - atirar. ,pedras atravez .de um orifício., Balanças. _Exp~riencia. Destreza~ Experiencias d1fferentes - equi– librar um bastão verticalmente com o braço destendido . • Movimentos da mão durante o– trabalho - A mão como instru– mento perfeito. Os ossos, o mus– culo das mãos. Movimentos par– ticulares e exclusivos da mão:: tocar, esfregar, pegar, arremes– sar, apertar, apagar, quebrar, de– senhar, etc . Movimentos da mão com o au– xilio das espaduas - Os mesmM e mais: levantar, abaixar, apoiar.., esmagar, carregar, etc. Movimentos das mãos e partes do corpo, necessarios aos di{f e– rentes misleres ( Observados em casa, em passeiõs, em viagens. etc. e imitados) : - A cosinheira, a lavadeira - cortar, derramar, espar gir, torcer, limpar, etc. O padeiro - misturar, enrolar, metter no forno, etc. O lavrador, o ferreiro, o jardi– neiro, o marcineiro, açougueiro, alfaiate, costureira, carpinteiro, etc . Grupar os officios segundo os differentes movimentos que inter– vêm e o esforço necessario ao seu desempenho. Movimentos indispensaveis a varias especies de jogos . Jogos realisados com instru– mentos e sem elles •

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0