Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

ANNO V - N . 43 M A RÇO D E 1930 R EVI STA DO ENSINO ORGAM OFFIC IA L D A INSPECTOR IA GERAL DA INST R U CÇÃO A EXPERlENCIA DOS OUTROS Vae tomando, dia a dia, grande parte na literatura pedagogica a descripção das escolas . Ao invés de es– c~everem um tratado sobre as nO\' as orier, tações pedago– g1cas, certos espíritos de eleição preferem descrever, com cari nho e minucia, o que se lhes depara em certas escolas, qual a sua organização e orientação, qual oseu methodo, quaes os seus processos didacticos e como os a lumnos reagem a essa orientação. Ao invés, afinal, de considerarem a escola abstracta e ideal e erguerem con– strucções no ar, dedicam-se a observar, a acompanhar e a estudar uma determinada escola, com um mestre au– tl.entico em frente de uma turba buliçosa e inquieta. E, depois de longa observação, de t.erem bem conversado o mestre, inquirido mil coisas dos alumnos e manejado concretamente os t rabalhos dos alumnos, procuram des– crever esse admiravel espectaculo humano e tirar delle licções de uma pedagogia viva e impressionante, porque concreta, real, praticada. Taes ob ras s ão de utilidade evidente. Não é neces- sario ponderar a influencia que tem tido nos Estados Uni– dos uma obra como as Escolas de amanhã, de Dewey, ou Para a escvla de amanhã, de Angelo Patri. São paginas de deliciosa leitura e que, ao lado de agradaveis impres– sões, nos põem á frente dos olhos, como dentro dos

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