Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO Fracção ou quebrado é, pois, uma óu mais partes iguaes de uma unidade Na proxima lição veremos como se escrevem as fracções. Por hoje, basta que saboreiem este pudim, que Maria irá distribuir coqi todos os collegns, em partes iguaes ... FRANCISCO RIBEIRO DE ANCHIETA Uma excursão Aula-modelo generali6ada ás dif fer entes disciplinas do programma pr-imario Dando cumprimento a um preceito regulamentar, a professora da escola rural de Porangy emprehendeu uma excursão campestre com seus alunnos de 3º. anuo, em maio de 1929. · Seguiam pela linha ferrea da Rêde Sul Mineira e, ao atravessarem uma ponte sobre um ribeirão, a professora for– mulou a seguinte hypothese: -Si um de vós meninos estivesse a meio desta pon– te e surgissE:1 na cur~a proxi~a uma locomotiva, que de– veria fazer ? -Eu me atiraria ao ribeirão e salvar-me-ia nadando, respondeu, prompiamente, Antonio. -Pois eu, atalhou Pedrinho, como não sei nadar, permaneceria se()'uro pelas miios ou pelas curvas ás barras ferreas, inferior~s, da ponte, até que o "trem de ferro" passasse. . - Muito . bem ! Qualquer desses meios. seri~ exe- qu1vel e de exrto feliz, comtanto que vos mantlvesse1s com -calma e agísseis com firmeza e decisão pl"Ompta, pois que a hesitação é mui prejudicial em face do perigo imminente, ponderou a professora. Ao defrontar uma varzea, aproveitando o ensejo p~– ra transmittir a ~eus alumnos ligeiros conhecimentos de agri– cultura, a profossora inquire: - Que especie de terreno é este, meus alunnos? - E_' um brejo, responde um dell es. . - Sim, é um brejo ou melhor, uma vargem, isto é, um terreno baixo e alagadiç'o. Podes ~di zer-me a que cultura se pre 9t a este ter:eno, Joaquim '?

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0