Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO 43 L. - Iguaes. P. - Si está dividido em duas partes iguaes, como se chama cada uma dellas, Josepµa? Josepha - Cada uma dessas partes é uma metade. P. - Metade tem outro nome, Antonio'? Antonio - Sim. Cada metade é um meio. P. - Então Paulo, quantos meios ou metades tem o pudim'? Paulo - Duas metades ou dois meios. P. - Bem. Maria vae dividir cada uma dessas metades em duas partes iguaes. Quantas temos agora, Thereza '? Thereza - Quatro partes iguaes. P. - Como se chamam, Pedro'? Pedro - Cada uma dei,sas partes é um quarto do pudim~ Elle, inteiro, tem quatro quartos. · P. - Qual é maior, Eugenia'? Um meio ou um quarto do pudim'? Eugenia - Um meio é ma ior porque vale dois quartos. P. - Bem. Julieta vae dividir, pelo meio, cada um desses quartos. Quantas partes temos agora, Lucia '? Lucia - Oito. Cada uma dellas é a oitava parte e se chama um oitavo. O pudim, inteiro, tem oito oitavos. P. - Qual é menor, um oitavo ou um quarto '? Francisco - Um oitavo é menor porque precisamos de doi11 oitavos para formar um quarto. P. - De modo que, á proporção que va nos subdividin– do o pudim, augmentamos o numero de pedaços e diminuímos– lhes o tamanho. O pudim continua o mesmo. E' uma unida– de ou um inteiro. São os pedaços que mudam de tamanho e nome, conforme o numero delles. Si, por exemplo, estivesse dividido em tres partes, como estas se chamarian, Sebastião'? Sebastião - Um terço, cada uma dellas, e seriam neces– sario'3 tres terços para formar o pudim inteiro. P. - E si estivesse dividido em cinco partes, Joanna? Joanna - Cada uma dellas seria a quinta parte e seriam necessarios cinco quintos para formar o todo ou inteiro. P. - E si fossem eete, as partes, Felisberto'? Ftllisberto - Cada uma seria a setima parte ou um setimo, sendo o todo ou inteiro, igual a si>te setimos. Prof. - Si fossem nove ou dez, Maria'? • Maria - Precisaríamos de nove nonóa ou dez decimo8- para formarmos o inteiro ou unidade. Prof. - Agora, meus meninos, tomem sentido:- Quando dividimos ou fraccionamos qualquer coisa, em partes iguaes, essas pal'tes chamam-se fracções ou quebrados. Assim, _um meio, um terço, dois te1·ços, tres quartos, etc., são fracçoes.

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