Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO 41 O antigo caderno de trabalhos mensaes ou, simples– m~nte, a _p_rova mensal, é amda o melhor meio que nos per– m1tte verificar o esforço do mestre e a evolução do alumno, mas não é ainda o meio ideal e parece-me ur!!ir a orga– nização de um melhor e mai 3 efficiencia. Porque'? Porque as provas mensaes trazem em si graves e prejudiciaes erros, que, infelizmente, vão ser confessados na resposta desta these . O esforço do mestre e a evoluçi'io do alumno não se jul– gam na simples passagem de um trecho ou de uma descri p~ão ou de um dictado para uma folha de papel almasso, ou ainda na resolução de certas questõe<: mathematicas. O processo das provas mensaes (como são feitas aindà hoje) e o methodo de exames finaes, em.nada provam o esforço do mestre e a evolu– ção do alumno. E' bastante dura a verdade que vou escrever, mas a vinguem posso permirtir desmentil-a, quanto aos exames e provas: é que estes são ainda feitos e usados nas escolas unica e exclusivamente pela falta de confiança que certos professo– res deixam de infundir aos directores, e estes aos regionaes. Confidn illum fo1·e in officio, dizia Cícero. As provas men– saes têm os seguintes defeitos: 1. 0 Em nada provam o esforço do mestre, que pode es– colher para esses dias pontos treinados em muitas aulas, des– prezando os restantes, tambem do programma. 2.º Não nos permittem avaliar a evolução do alumno, pois este costuma copiar dos collegas, longe da vigilancia do mestr,,, como, por exemplo, em classes numerosas. 8. 0 São inuteis as fi scalizações do director, que é um s6 para um grupo de muitíssimas classes. - Como resolver então, o problema'? Introduzindo-se de vez, na escola, o processo qe testes intellect11aes men~aes, que bem organizados dai-iam os melhores resultados ou então, no fim do mez, fazendo a professora com que s e realizem essas provas em outra classe, da mesma ca– tegoria da que rege . No primeiro caso, que seria ide~l, a professora organi– zaria testes apropriacos das matarias e pontos dados , por meio de perguntas, signaes, griplJos, nm~eros ou outro processo de expressão de for~a que pudesse Julga_r com ~certo a evo– lução propriamente dita do alumno, e o d1rector fizesse o mes– mo com o esforço da professora.

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