Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

38 REVISTA DO ENSINO ha aqui (folheando) muitas historias, muita coisa boa e di– Vtrs s figuras. Depois que a c]asse reparou bastante e deu a sua opi– nião sob e o livro, continúa a professora: - E todo aquelle que prestar muita attenção ás lições que eu escrever no quadro negro, dentro de poucos mezes, ganhará um livro igual a estP, e saberá lêr. Quem quer aprendPr a lêr? Certamente todos res r onderão affirmativamente. - Você.3• vão ago ra ajudar-me a org,mizar a nossa pri" meira lição, e eu a escrever ei n u quadro negro. Por meio de perg untas, a professora conversará cem a classe e repr, duzirá a primeir a e a segunda sentença da li– ção, no quadro neg ro, em letra clara e legível. A leitura principiará sempre por uma conversa inte– rei::sante e attraente e jamais será !eita sem o concurso pre– cioso dos alumnos. A professora fará primeiro a leitura e convidará a clas– se a imit::i l-a, não poupando elogios ao leitor que melhor re- citar a lição · A en rega dos livros far-se-á sempre com solemnidade e constituirá um dia de alegria na classe. E' desde as primeiras lições que começa a interpreta– ção, por meio de pergm,tas muito claras , sobre a significa– ção das palavras mais simples e communa á linguagem ma– terna. Fique certa a professora de que o desamor do alumno á leitura é quasi sempre ocrasionado pela falta de comprehen– são O alumno não pode ter interesse, nem apreciar aquillo que elle é incapaz de comprehender e resumir. Ao fim do 1 ~ anno, o alumno tem verdadeiro interesse pela leitura: Lê, a principio, por curiosidade, e depois por habito . No 2~ anno, a professora intelliaente saberá fazer uma apresentação precisa e attraent.e do ~ovo livro que a classe vae ter e, assim, esta o receberá com interesse e prazer. Como no 1. º anno, a professora lerá em primeiro lo– gar, explicando e resumindo devidamente a lição, que será curta. t m seguida, falará: -Darei 10 ao alumno que fizer uma boa leitura e que souber resumil-a. Arguirá o maior numero de creanças e as fará obser– var as palavras de orthographia e~pecial, dar os cognatos das mesmas, etc. Tirará da bibliotheca infantil livros de historietas e contos e recommendará:

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