Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO 37 B)-A profee.;;ora não dará avisos oraes, e sim por meio de cartazes, que serão collocados á vi ;_ita de toda a classe. Percebendo a utilidade dos avi~os, os alumnos sentir-se-ão enthusiasmados e desejosos de dec1fral-os. 0)-As occorrencias em classe, os successos nos jogos, nas aulas e no r ecreio, as excursões, programmas de festas e sessões de auditorium, e outras noticias agradaveis, offerecem materia para publicação de jornaes infa_ntis, cuja leitura será feita com grande enthusiasmo pela classe. Para o 3.° e 4.º anno, o jornal~ infantil terá ainda maior valor pórque, alem do progresso e amor da leitura, desenvolve nos alumno3 o espírito de observRção, iniciativa, collaboração, e ba um con– tinuo exercício de redacção, pois todo o trabalho será feito pelos proprios alumnos, sob a discreta orientação da profes– sora. Julgo de igual valor a designação de alu , nos para a leitura de composiçõesdnfantis e trechos de litteratura, nas sessões de auditorium. O que fica exposto muito auxilia a aprendizagem da lei– tura, mas, para suscitar o amor dos livros, amor que o ~tlum– no levará para o l!eio da familia e da sociedade e que con• · correrá para a sua formação intellectual, é indispensavel a fundação de bibliothecas infantis, devendo presidir á _organiza– ção destas o maximo cuidado e criterio, adquirindo-se obras de real proveito e utilidarle, de tal maneira que o amor da leitura não de~enere em simples passa-tempo. Serão fixadas horas para a leitura recreativa e de inror– maQÕElS. E' nesta segunda phase, sobretudo, gue o alumno começa a comprebender o grande valor da leitura, pois cu– rioso como sôe ser, e encontrando explicações claras no mestre dos mestres, que é o 1ivro,-sentir-se-á enthusiasmado e habi– tuar-se-á ao seu manejo e convivio constantes. Do gosto , habilidade e iniciatiya da professora em orga– nizar jogos, escolher gravuras, apresentar cartazes, avisos, annuncios, jnrnaes, em promover a fundAção de clubs, biblio• thecas, centro de interes~es, tudo de molde a fazer com que o alumno sinta a necessidade da leitura-depende o resultado c. esejado. MARIA DA GLORIA D' A VILA. E' logo ás primeiras aulas que a professora cuidadosa inicia a tarefa de suscitar em seus alumnos o amor da leitura. P ara isso, toma em suas mãos o livro adoptad•) e diz: - Reparem como é bonito o livro em que vocês vão apren– der a ler. Olhem que gravura engraçadinha aqui na capa. E

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0