Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

36 REVISTA DO ENSINO a leitura Terminado o período escolar, jamais se lembravam de ln . Hoje, porém, que a instrueção p rima ria tem si.lo tra– tad::i com especial carinho pelos dirigentes do nosso Estado e que o profl.s~orado em peso se empenha no execução da refor rua dos processos pedag ogicos, já vamos encontrando mei os para sanar aquella lamentavel falta. Para suscitar o amor da leitura em nossos alumnos é mister que lhes façamos sentir a neceeisidade da mesma a par– tir dos primeiros dias de aula Comecemos pela r ep;esenta– ção do ltvro adoptado, que deve ser revestido de algu ,. a so• lemnidade. Desde esse primeiro pas2u, a hab,lidade do pro– fessor já pode lançar no espírito ..iOS alumnos a semente do en– tbusiasmo pela leitura. As rrimeiras lições devem constar de historias curtas, que serão lidas primeiramente pela professora e ern seguida dramatizadas. Feita a lição, é p15s1-1da n0 quadro negro . Os meninos gostam de historias e terão curiosidade de ler aquel– las já lidas e drdmatizad&s. Certamente, depOiA de tres ou qulltro lições, sem mesmo haver aprendido as palavr as, a creança sentir-se-á -cansada; antes, porém, que este cansaço se co1. ve~ta em aborrecimento pela leitura, passemos aos jogos eJ ucatl ,·os. Organizemos varios jogos com applicação das mesmas sentenças; depois, com as pa lavras e fin-.lmente com as ~ylla– bas. Façamos com que toda a classe trabalhe com interesse . Para isso, gradue111os as diffi culdades, de accordo com o des• envolvimento e capacidade de trabalho dos alumnos, que de– vem l-er divididos em varios grupos. Pa ra os mais intelligentes -jogos mais diíficeis; para os de menor desenvolvimento– jogus mais simples, para que todos al cancem successo. Para tomar parte no jou-o, para competir com comp r1nhdros e al– cançur uma vict~r .ia, a creança se.· tirá vivo interesse pela ap1·e11dizagem da leitura, poi·que apparece a n ecessidade da mesma. A creança é exce -sivamente curiosa . Aproveitemos ain– da essa actividade innata , para suscitar o amor da leitura: a) com a ap,.esentac,:ão de g ravul'as; b} com a Ol'ganização de avisos e annuncios; e) com a publicaç~o de jornaes infantis. A}- Vendo uma grw ura s11ggesL1va, que apresente ace– nas r eaes da vida infantil, a creanca quer intPrpretal-a . A pr f ... sso ra apresenta1·á ,·ar ias gr avuras acompanhadas de fi– chas descriptivas. A c, eança é rica .de imaginação, porém pob,.e de expressão; encontrando auxilio nas fichas, sentir– se-á encorajada pa ra vencer as difficuldades que se lhe an• tolham.

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