Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

r 1 A POMBA RUIVA Este é o quarto capitulo do livro Les petits ]?abre de Portomaggiore, a que nos referimos no tra– ballio Diario, deste numero. Entre todos os animaes da escola, ha um que, durante tres annos, é lembrado nos diarios-reveladores da ·vida dos nossos pequeninos:-é a pomba ruiva. Quiz ter o prazer de extrair de todos os diarios uma especie de biographia, reunindo algumas paginas, da primei– ra á terceira classe. Ver-se-á, pelo menos, como essas nota· ções confirmam o que propõe uma de minhas discípulas, mu· lher das mais notaveis, em um estudo sobre «as creanças e os animaes»: «Onde achar um centro de interesse mais vivo e mais rico: o animal como objecto de observação'? Não pode elle por si proprio animar um mundo de imagens, suBcitar a curiosidade scientifica, revelar formas de vida, fazer ba– ter o coração de sympathia e de affecto '? E, comtudo, o ani– mal, outrora companheiro de jogos ou de trabalho, é h oje exi– lado da escola e mais ainda o era ha pouco tempo. Pois bem: demos á escola novas gaiolas e viveiros, deixemos que a cre– ança fale de seu animal, aquelle que se lhe confia ou . que prefere . .. e veremos brilhar a , ,ida e manifestar-se a sympa– thia-amorosa e solicita - por esta vida animal, por vezes mes– mo fonte de poesia•. (Elda Manzoni; As creanças e os ani- mae~ . · 1920.-11 de ab·ril. «Na sala de entrada, dois pombos fazem o seu ninho. Uma pomba ruiva e um pombo preto. E' elle quem 1raz os raminhos. " 16 de abril. «O ninho está acabado•. 17 de abril. «Hontem a pomba ruiva botou um ovo•. 7 de maio. «Esta tarde nasceu um pombinho da pomba ruiTa .»

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