Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

O ENSINO DA LIN6UA O maior dos erros que os nossos mestres têm commeti- ~ tido no ensino da língua é o de restring irem os exercícios somente a exercícios e$criptos. Ortbográpha acertaàamente'? Compõe uma phrase grammaticalmente perfeita? O verbo concorda com o substantivo'? O pronome está bem collocado? CoJJjuga bem os verbos irregulares'? Divide as orações'? Pega o sujeito por ·mais occulto que esteja? Logo, conhece bem a língua, aprendeu tudo quanto pode caber dentro da aula primaria e pode passar nos exames, socegadamente . . . Ora, comprehencte-se perfeitamente que os alumnos mais estudam a língua, para falal-a, do que para escrevel-a, por• que as opportunidades de falar são muito mais numerosas do que as de escrever . Por outro lado, o ensino da linguagem oral, por ser mais natural, faz-se com mais facilidade e, evi– dentemente, o esforço em falar direito a língua auxilia gran– demente o aprendizado da linguagem escripta. Não -ha nenhu– ma incompatibilidade entre uma e outra. Pelo contrarto: é pela linguagem oral que o alumno mais se desenvolve . O que os bons professores recommendam vivamente é que se abram, na escola, opportunidades frequentes e nu– merosas para as creanças exprimirem claramente os seus pen– samentos . Deve-se a todo momento provocar-lhes a livre ma– nifestação de seus pensamentos, interrogando-as sobre tudo, pedindo-lhes a opinião, suscitando discussões entre ellas, con– versando com ellas longamente sobre assumptos que as inte– ressem. Só assim é que farão uso da lingua e aprenderão a pensar sobre as coisas e .emittir claramente as suas opiniões, defendendo-as com coragem, explicando-as com firmeza. EXPEDIENTES EM lJSO Para que as creanças falem e discutam em classe, teem os professores das bôas escolas recorrido com frequencia a ex– pedientes interessantes e ao alcance de todos, que podem ser fecundamente postos em pratica, em nossas escolas. _ Entre esses expedientes, sobresaem as enumerações, a explicação de gravuras, observações e opiniões sobre as va-

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