Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

20 REVISTA DO ~NSINO diccionario. Concordam com o sentido que ella parecia i« no texto de onde a retiramos? Si concordam, está bem. Si ni• con~ordam, indaguemos porque, façamos outras pesquisaa, reviremos o diccionario pelo avesso, mas não nos confeasc– mos vencidos. Ler attentamente e a1é o fim. Com effeito, não deve– mos acceitar a primeira significação que o diccionario nas P;opõe par~ determinado vocabulo . Uma palavra póde ter cm~o ou seis sentidos differentes, e só a leitura completa do artigo que a ella se refere nos permittirá escolher, entre to– dos, o que fôr mais adequado ao espirito da pagina que le– mos ou da phrase que o professor escreveu no quadro negro. Um exemplo entre mil: simples, adjectivo de que a gente uea e abusa, é lambem substan-tivo com um significado totalmen– t~ diverso (nome de plantas ~edicinae~), que os lexicos con– signam só depois do sentido de "não composto", de "homog~– neo", de "desataviado", de "ingenuo". Como desvendar essae subtilezas apenas com um olhar apressado ás primeiras ti– nhas do artigo? • OUTRAS RECOMMENDAÇõES Mas ha outras recommendações que é preciso ter e• V!sta, para se emprehenderem buscas fructuosas no dicciona~ rio• Uma dellas é referente ás abreviações, de que cada letra corresponde, ás vezes, a toda uma palavra, e cuja explicaçã! 0 alumno deve habituar-se a encontrar no quadro annexo, a entrada do livro, conservando de memoria as principaes: s: substantivo; v minusculo: verbo; v maisculo: vide; pi., plu– ral, etc. Outra diz respeito ao emprego das consoantes dobra– das, de que •a segunida muitas vezes escapa ao consultante, re– sultando não se encontrar a palavra requerida. D~ste modo, o ~lumno vae procurar addição na columna encunada por adt; aggravo, na columna marcada por agr, etc. - e certa– mente não encontrará. O obstaculo ir-se~á removendo com a:s noções que o professor ministrar paulati::1amente sobre a fo~~ção_de palavras por meio de prefixos e os processo• fie ass1m1laçao. Outras difficuldades residem nas differenças que ·a nas&a orthographia usual estabelece entre a il"epresentaçi• ..

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