Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO NO ALTO DAS COLUMNAS 19 Prosigamos em nosso trabalho de iniciar a classe nos mysterios do dicoiona:r.io. · Far-lhe-emos notar, agora, que -as palavras ahi •estão dispostas ,em columnas: duas ou tres co– lumnas por paginas, conforme ,a edição. Examinando essas columnas, os alumnos verão, no .alto de cada uma dellas, tres ou quatro lel'ras, pedaços inin1ellegiv-eis de palavras. E' im– portantíssimo que elles comprehendam bem o que significa essas letras, e para tanto cum-pre dizer, repetir e tornar a re– petir, tantas vezes quantas preciso .for, que, se trata das tres ou quatTo letras iniciaes ,da uMima palavra definida e -expli– cada em cada eolumna. Explicação que se toTnará mais clara se lhe ajuntarmos a seguinte reconunendação: Toda vez que ;tiveTem .de procurar uma palavra, in– vestiguem, primeiro, quaes são as tres ou quatro letras por que, certamente -0u muito provavelmente, essa palavra come– ça. Uma vez conhecidas, tornar-se-á facil achar a columna em que a palavra desejada infallivelmente se encontra. EXERCICIOS GRA'DUAES De posse desses elementos, já podem os alumnos en– tregar-se á procura -de palavras difficeis em tempo relativa– mente curto. Mas que palavras lhes recommendaremos a prin– cipio? Evidentemente, não serão· as difficeis. Assignalámos, de passa·gem, que os exercícios serão graduados e dirigidos pelo IJ.)rofessor. Este evitará, <le começo, o contacto vio– lento com as .palavras homônymas, quer ,pelo som, quer 1pela graphia. Assim, teremos cuidado em não mandaT o alu- ~ mno incauto pesquisar, por exemplo, accender e ascender, paço e passo, séria e seria, mólho e molho, coser e cozer, ruço e russo e ou-tras que faes, cuja investigação será penosa ao pe– queno bandeirante, confundindo barbaramente as suas preca– rias noções de orthographia. E dahi, a tendencia geral, sendo para a economia de esforço, é bem provavel que, dando-se ao a·lumno uma dessas palavras para procurar, elle se satisfaça com o achado immediato de outra que, sendo quasi igual pela fórma, é, entretanto, muito diversa pelo sentido. E ahi temos uma creatura que escreverá eternamente penna, de caneta, com um só n, fazendo, aliás, máo uso desse pequeno e valoro– 'º instrumento de aço ... Achada a palavra que se pediu, ou a que suppõe seja ella, a creança lerá aMentamente as explicações contidas no

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