Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

16 REVIST Á DO ENSI N O des em metade, terça , quarta, o;tava ; formulará pr oblemas int ::. r et-!?üntei- e suggest.ivos, todos os que afina l se encontram em todas as ar 'ilhmeticas, mas condicionando-os naturalmente aos limites do programma. AS QUATRO OPERAÇÕES Dar á problemas referentes ás quatr o operações e poder á fa zel-o, Bfm r evAlar aos alumno:: os nomes das operações que fizeram. P or exemplo: porá sobre a mesa 4 lr.iµ is mais _2 la i.,is; dos 6 lap s m,m dar á que um a lumno ti r e 1 tire 2, ti– r e 3; dar·á 2 lap is ~ t es a!u!Ti nos - e_ p erg un tar , quantos la– pis são a o todo; dirá que cznco meninos têm 10 lapis e per.. g untar á quan tos tem cada . um delles, sendo certo que tcem to– dos eg ual numero de. l ap1s. Essas val'ias operaç.·,r s não serão a p ,·endidns a fazer ,. successivamente, uma após outr ~, como an t:gamente. A s ub– trnc ão não s erá fat_a l~ent_e ensinada ~p:,s a atidkão, nem a divisão a pós a mul tiphcaçao · Fa l'•se-ao s imultaneamen te , o que I ão trar á di~fic1ddadei'i, por que c:s ~adus são mu ito simples, e de mais a mais, con~rd os. Alem disso, dar á esse processo mais variedade ao ensmo. Operando com os n ur:iero:3 por diversas mane ir ns, sem saber o nome das operaçoes fe tas, os aJumnos ver ificarão, p orém, q urJ ~-n tal caAo c~mpre s_~btr-a ir e em ta l ajunta r ou dobrar ou t r1pl!çar e appi ehenderao o va lor, a utili dnde e o uso dos varios modcs de ri:soJ, er. as. questões . Essas operações poderao va r·!ar indefinidamen te, mas em todo caso em n_umero e em q u ·m tidade _bastAnte p ar a dar.a~s alumnos o sentido das _q~~tr_os oper_açoes. Sommar ão, d:m1- n uirão, mul tiplkarão, ~1v1 d1rao, m~d1ta~~o, anal ysan d:!-~ ra– cioci nando, f.1 zendo, a fi~al, com s1mphc1dade e sem d11f1cul– dade, opera1,ões que _fa_r 1_am, se h ou vesse o costumado appa– rato de tlecor ar defin l(;oes das operações e reo ras C>xtensas , com provas dos noves_- fó ra e reaes; o Dorne, : dcfii ,1 çiio, a r eora t udo é aecundar 10, quanto ao valor E>ducativo e indu– bitavr'lmente nocivo e per ~urbador_. E ' apenas uma ' cornpli– ração . Devemos ter se1_11 pz e em .' ista o velho pr ceit,J p :ida– aogico: p l'imeir il a'l or•tsas, depois os nomes . .Mas não tenba– ~10, n r·essa de dar ~s _no_mes . Guardemos Pat·a nós ess luxo de sa·uer palavras ~1ffice1s . .. E MILIA SIT~VA D F. (Professora ruruJ) FREITAS 1

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