Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

REVISTA DO ENSINO Descansados com a s Ruas consciencias, porq~e pensando que não é mal p::iss::i r alem do programma e sim deixar de ir até o ponto <>Ue elle marca,-alg uns professores deram a primeira dezena , co•n a me&ma pr eci pitação e ra~idez de antigamente, ach_ando graça po~ certo de quem imaginou que 10 era o ponto fmal do conhecimento de arithmetica das cre– anças do primeiro anno . . ,. F iguram mal, agiram mal. 20 até 100, até 1000, e até mais - é coisa facil para qu13 n soubP ir até 10 . Que se vá, portanto, até 10, que se façam sobre a primeira dezena todas as operações imag inaveis , e , uma vez de posse desse conh0cimento lar go, firme e completo , pode-se caminhar sem escrupulo, porque sobre firmes a lhierces. Devem os professores capacitar-se de que o programma vale mni s pelos limites que marca ao ensino das matarias do que propri amente pela enumeração dos topicos contidos den · tro desses limites . E' melhor não cumprir todo o programma do que exorb t"ll-o. S:Jbretudo, em materia tão mal estudada, como a arithmeth.:a. EXERCICIOS E SUA ORIENTAÇAO Os exercicios devem ser feitas de tres maneiras: em pri– meií•o l ogar, cnlculo material, que se fará, mediante objectos uFuaes, botões, conchas , nickei~, palitos, sementes; depois, calculo oral, ou ma nejo dos objec~os: o alumno repete os nu– meros; aprende-lb_es a significação e, posteriormente, virá a separaJ-os dos objectos, abstraindo; e, finalmente, calculo es– cripto, em que os alumnos manejarão os numeros, em exer– cícios escriptos, aprendendo a representação graphica desses numeros, no quadro negro ou nos cadernos. . Quaes sejam esses exercícios-não parece preciso explicar. O progr.1mma exemplifica bem :contar os dedos,os passos,,-s col– legM, os cadernos, os lapis, outros objectos, como botões, cane– níckeis, etc.; o mesmo exercício principiando por dez e termi– na11do em um; contnr objectos dA dois em dois, tres em tres, nfío excedendo de dez; contar objectos em ordem: primeiro , segundo, etc; dobrar papel ou partil-o, para dar a noção de meio. Eu acho que o professor, excogitando cuidadosamente, variará esses exercicJo~, apresentando-os sob muitas formas : aproveita r-se-á das opportunidades que a vida escolar offere– ce; aventará jogos, que cheguem atá 10; dividirá as unida-

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