Revista Do Ensino 1930 - Março v5 n 43

:... ' a DIARIO - O QUE É Entre os melhores exercicios de lingua,gem, qtie se po– dem fazer n as escolas, sobresae notavelmente o diario, isto é, a annotação quotidiana de todos os àcontecimentos da vida das creanças . O processo é simples e é muito conhecido . Muitas pes– soas têm o bom costume de annotarern, dia a dia , os aconteci– mentos mais importantes, fixando, de fórma definitiva, pe– queninos episodios que poderão, por vezes, acarretar graves e grandes consequencias. Isso .até já constitue um genero de li– tera tura, que deu á humanidade obras primas ~o tomo do Journal intime, de Amiel e de ToJstoi, ou do Jornal e Pensa– m entos de Cada Dia, de Elisa•beth Lesem·, que tamanha sen– sação vem causantlo no mundo catholico, pela profundeza do pensamento e pela santida-de da esc1'iptora. Como é que se fazem esses diarios? Registram-se, na– turalmente, em poucas palavras e sem pruridos de litera tura, os acontecimeil'tos e as impressões, singela e lisamente, por– que taes registros se e!la'boram só para nós e par a o bom go– ver no de nossa vida. VANTAGENS Pois bem: é esse processo de adultos, v•erda·deiro p ro– cesso da vi~a r eal, como vêm, que nós queremos transplantar para as nossas escolas, com o exito e com a efficacia com que têm sido empregados nas melhores escolas do mundo. Têm todas as vantagens esses excellentes exercicios : elles não martyrizam as creanças, que se angustiam á busca de assumpto, para darem conta das engenhosas composições que se lhes marcam; as creanças têm material abundante e opulen to, na sua vida cheia de per ipecias, de aventuras e de revéscs, as c11eanças apirendem a traduzir, com preci::,uo, as coisas que vêm, que sentem e de que participam; as creanças a dquirem o habito de escrever concretamente, isto é, de con– tar coisas, descrever , acontecimentos e expressar sensaçõus,

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