Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45

02 REV ISTA DO ENSINO Sexto pa,sso. - A profesora dieta sentenças em que fi– gurem substantivos masculinos, que os alurnnos substituirão por substantivos femininos . - Em casa de Pedro ha um gato amarelio . - Gato? - Representa um animal macho ou do sexo masculino. - Substantivo commum. Copiem a sentença substituindo-o pelo nome da f emea ou ani– mal do sexo feminino . - Em casa de Pedro ha nma gata amarelia . - Na chacara de Antonio eu vi um boi tourino. - Boi? • - Representa um animal macho ou do ~exo masculino. Qopie a sentença substituindo-o pelo nome da femea ou do ani– mal do sexo feminino . - Na chacara de Antonio eu vi uma vacca tourina. - Estive hoje em casa do padeiro - Padeiro? - Substantivo commum, simples . - Representa uma pessoa do sexo masculino. Copie a sentença substituindo-o pelo da pessoa do sexo feminino. - Estive hoje em casa da padeira. , Leve a classe a definir:- todo substantivo que repre– senta pessoa ou cousa do sexo masculino, se diz substantivo do genero ma,3culino; e todo substantivo que r epresenta pessoa ou cousa do sexo feminino se diz substantivo do genero f eminino. Setimo passo. - A professora apresenta á classe sen– tenças oraes em que entrem: a) substantivos cujo feminino os alumnos formem com a mudança de terminação: pombo, cachorro, porco, professor, cantor, pato, etc. b) Substantivos cujo o f eminino os alumnos formem com palavras differentes: cavallo, boi, homem, marido, pae. e) Substantivos cujo feminino se assignala pelo artigo: fiscal, vigia, lente, martyr. · d) Substantivos cujo f eminino se forma irregularmen- te: gallo, cão, embaixad0r, imperador , actor. , e) Substantivos promiscuos. Explicar que se assignala o masculino ou feminino com as palavras macho e femea: jaca– ré, rã, capivara, tigre, cobra . Oitavo passo. Leva a classe a examinar estas senten– ças: - Anastacio adquiriu na marcenaria um armario verme-– lho e uma mesa amarella. - Armario? -- Substantivo. \ •

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0