Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45

REVISTA DO ENSINll 59 Zilda. - Vovô molhava os dedos quando contava di– nheiro. Prof. - Sim. E alguns, j ogando cartas, tambnn hu– medeciam o dedo com saliva; mas hoje, felizmente, j á não acontece assim, devido ás boas lições de hygiene que todos vão aprendendo . F inalmente, os meninos devem t er todo o cui– dado com as mãos, lavando-as antes de usar qualquer fruct a e antes de tomar qualquer refeição. E' este um dos principaes pr eceitos de hygiene, muito n ecessario á conservação da saude . Amanhã , para exercício de Lingua P atria, os meninos escr everão algumas sentenças, sobre a hygiene das mãos, como as seguintes : Devemos t er as mãos sempre limpas. Os meninos não, devem chupar os dedos. Não devern tão pouco roer as unhas. E outr as sentenças que t enham relação com a lição de hoje . FRANCISCO L ETRO S ILVA CASTRO. O SUBSTANTIVO Primei?-o passo. - A professora dieta sentenças, que os alumnos escr.evem no quadro negro, sublinhando as palavras que r epresentam pessoas e cousas . S egundo passo. - Exercitados os alumnos em distinguir as palavras que exprimem pessoas e cousas, a professora leva– os a comprehender o substant ivo :- toda palavra que assim re– presenta pessoa ou cousa se denomina substantivo . Em seguida, a professora apresent a á classe um livro e pergunta: - Isto é um substantivo? - E ', sim, responderão os alumnos. - Não: is to é uma cousa. A palavr a livro é que é subs- tantivo. Apresen ta um lapis : - E isto é substantivo? - E', responderão. - Não: isto é uma cousa . A palavra livro é que é subs- tantivo. Pousa a mão sobre o hombro de um alumno: - E isto: é um substantivo? - E', ainda r esponderão os alumnos.

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