Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45
54 REVISTA DO ENS I NO r) emfim, lembr ar-se o professor de que a escola activa é a escola da liberdade, do enthusiasmo, do trabalho, do desen– Yolvimento do cor po e do treino da intelligencia ; a escola da alegria e do vigor esuiritual ; - a escola que conduzirá o alu– mno á vida futur_a, como um ser prest avel, capaz e coraj oso . C ATHARINA S ILVEIRA. O PROFESSOR QUE OCCUP A OS ALUMNOS Que pensaes do professor que occupa os alumk no arranjo da c·lasse; que lhes confia commissões f óra da e~ola, como,, por exemplo, fazer compras, dar recados; que os incumbe de certas funcções, como zelar sobre os col– legas menoires, manter limpo o quadro negro e seus per– tences, etc ? Sendo o fim da escola moderna educar physica, intelle– ctual, moral e socialmente o individuo, preparando-o para a vida, devia ser uma das actividades e de maior utilidade a pratica de certos actos como: fazer compras, com previo cal– culo do gasto, qual deve ser o troco, dar recados, zelar pelos collegas menores, pelos obj ectos escolares, organizar e di r ig ir clubs, devendo ser os cargos da direct oria electivos; afim de treinar a creança a saber escolher dentre os seus collegas qual o que tem a capacidade de um bom dirigente, o que póde bem desempenhar o cargo de secr etario, o de thesour eiro, etc., por– que, treinado desta sorte e sabendo fazer uma escolha acer – tada, quando homens, os nossos alumnos ·saberão cumprir os seus deveres de bons cidadãos, zelando pelos interesses da Patria, que são o seu proprio interesse, escolhendo o dirigente de seu paiz ! A creança já vae exer citando essas actividades de que tem de usar durante a vida, o que a inter essa rá muito . Ella procurará fazei-o com prazer , estimulando seu gosto pelo es– tudo, o que dará azo a alargar suas experiencias, a desenvolver ~eu interesse, a demonstrar melhor suas tendencias, cabendo a Prof essora aproveitar as boas e substit uir as más . . Sendo uma condição primor dial da educação preparar 0 cidadão, preparar suas qualidades sociaes, com est es peque- Q$__L . l
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0