Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45
52 REVISTA DO E N SI N O a) banir da classe o ensino monotono e sem vida ; · b) não aniquilar a iniciativa das creanças, e sim, deixar que livremente ·exponham as sua!3 idéas, acerca do material que lhes fôr apresentado; - . c) usar sempre de um mater ial preciso.e abündante para concretizar as lições; _ d) mostrar que tem nellas toda <:onfiança e que lhes dispensa o maior interesse ; e) estimular e guiar as suas observações ; f) não ç!esanimal-as: antes, usar sempre de phrases se– melhantes a estas: Cada um de vocês ha de dizer ·alguma cousa sobre este material que eu trouxe para a nossa lição de hoje, e estou certa de que vão auxiliar-me bastante, porque são, todas, creanças attenciosas, observadoras e esforçadas. Assim formaremos uma bella e proveitosa liç~o, e ama– nhã haverão de trazer cousas .novas para o nosso museu, sobre o assumpto de que vamos tratar. (Distribuirá o material e dará inicio á lição, dirigindo– se ora a um, ora a outro. Deixará que livremente falem e, apenas, servir-lhes-á de guia). Corrigir-lhes-á as expressões defeituosas, fazendo com que as r epitam correctamente e, quando não observarem bem o material em seu poder, o professor mandar á que novamente o observem e verifiquem os enganos . f) auxiliar as crea·nças para que façam as comparações e saibam tira r as deduções precisas . g) mandar que um ou mais a lumnos exponham a lição, á frente da classe . h) r ecorrer sempre ás excursões escolares, quer em se t ratando do est udo da localidade, quer de sua historia ou de seus accidentes geogr aphicos, e ahi fazer as explicações, e es– força r-se, afim de que a gymnast ica da int elligencia e a espon– taneidade das creanças se tornem uma· r ealidade, á vis ta do inimitavel livro da Natur eza, sob o ·azul do céo, ·ao contacto do ar tonificante dos éampos . i) fazei· com que t odas as cr eanças da classe, r evezada– mente, t omem parte rn.1.5 sessões do Auditorum, pois é sabido que a cr eança, em geral, gosta de exhibir-se ; ,t ~provoca.1-os, afim de que contem o que observaram na vinda para a escola; o que f azem em casa; quaes os seus entretenimentos predilectos; os cuidados hygienicos que prati– cam; suas occupações no lar, etc .
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0