Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45
22 REVISTA DO ENSINO Naturalmente o trabalho tinha o sseus pontos fraco~; entretanto conseguiram-se esplendidas realizações e considero que o tempo que se gastõu foi muito bem empregado. As crean– ças viam-se dependentes dos seus proprios recursos; ora se– guiam os conselhos dos outros, ora davam conselhos, e desta forma coube a todos a opportunidade de desenvolver iniciativa e criterio. · O trabalho regular das diversas materias nada soffreo, tendo-se concluido o programma prescripto, tanto na parte theorica como no exercicio pratico. A cada passo apresentavam-se situações que proporcio– navam treino ao alumno, auxiliando-o a descobrir as suas apti– dões e preparar-se para enfrentar os seus problemas. Estamo! todos concordes, por certo, em que o principal objectivo do en– sino, não consiste em ensinar apenas a materia, mas antes em desenvolver attitudes, ideaes e habitos correctos. Necessitamos de cidadãos capazes de assumir responsabilidades. Estes não podem ser obtidos de um momento para outro, mas terão de sei, preparados durante um periodo assaz longo nas nossas escolas publicas, pois os habitos, tanto socia~s como de habilidade pra– tica, não poderão ser adquiridos de um dia para outro . Estou certa que, por meio deste typo de trabalho, dirigido a um obje– ctivo concreto, apresentar-se-ão muitas opportunidades para a realização dos altos propositos de educação . LEoLA RoDGERS (Protossora. critica. do 6. 0 anno do Inl!tHuto Polyteohnlco do Lnlzlaon) •
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