Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45

1 1 f J ! -1 REVISTA DO ENSINO 21 Visto não possuirmos os instrumentos necessarios para preparar portas de vidro, incumbi uma professora de levar um grupo de meninos todos os dias ao Meehanical Building ( Casa Mechanica) para effectuar esse trabalho, ·tarefa essa que se concluiu dentro de tres dias. (Se tivessemas empregado ania– gem ou oleado para as portas em vez de vidro, os meninos po– deriam ter feito o trabalho c~m os dispositivos que possuiam). Encheram-se com alvaiade quaesquer pequenas cavidades, ali– sando-se as superficies asperas com papel de lixa. A estante foi pintada á imitação de carvalho, empregando-se para isso tres mãos de tinta, contribuindo cada menino com a sua parte da pintura e trabalhando dois de cada vez, visto possuirmos dn~s brochas. Alguns pintaram muito melhor do que ou- tros, porém fiz questão que todos tivessem a sua parte na experiencia de pintura. Certo, a estante não poderia passar por obra perfeita de marcenaria; entretanto, não deixava de ser uma boa realização para m_eninos dessa edade, com tão pouca experiencia de traba– lho de officina. Em todo caso era um movei solido, de boa ap– parencia, que muita falta nos fazia na occasião e acima de tudo, forneceu uma excellente experiencia para os meninos. Munida de fechadura e chave, constituiu optimo receptaculo para todos os livros _feitos pelos alumnos, proporcionando facil disposição do matenal tanto para essa classe como para a do 1. º semestre do mesmo anno. . Emquanto os meninos tratavam de organizar os planos para a sua estante, ·as meninas, por sua vez, começaram a per– guntar: "E nós, que faremos?" Convidei-as então a discutir a situação e, depois de varias suggestões, resolveram fazer pannos para a estante, e bem assim para a mesa e varios moveis mais. Emquanto os meninos trabalhavam na estante, a adjunta ou alumna-professora ensinou as meninas a fazerem os desenhos originaes, entre os quaes escofüeram-se os dois melhores para serem applicados aos pannos, que em seguida foram e!11- bainhados a mão e enfeitados com renda. Como problema m– dividual, uma das meninas desenhou e bordou um dos pannos em trabalho de esboço. As meninas tambem pintaram dois pedestaes toscos e idearam desenhos para esteiras de oleado, sendo empregado para isso oleado preto no qual applicaram tintas a oleo sobre esmalte branco. Além disso, as meninas dedicaram algum tem– po ao preparo de um livro. ·trabalhando em grupo ou indivi– dualmente. ..,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0