Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45

REVISTA DO ENSINO 19 todos os problemas, foram escolhidos os melhores, que, junta– mente coT? as re~pectivas estampas, foram passados_para o "li– -no de anthmetica", sendo as respostas cuidadosamente verifi– c~das e colladas ~as ultimas paginas do livro. Cada alumno co– p10u .o seu propr10 problema e collou no livro a sua propria es– tampa. Fez-se uma lista das respostas em paginas devidamente numeradas, sendo a capa desenhada por um comité escolhido pela classe. O trabalho foi criticado e approvado por toda a classe. A classe mais adeantada, depois do seu estudo de por– centagem, tambem fez um segundo livro de arithmetica, sendo, 11esse caso, de bastante auxilio as estampas no solucionamento dos primeiros casos de porcentagem. Outros livros preparados durante o anno foram: "Nos– sos Amigos o.s Passaros", "O Livro da Natureza", preparados nas classes de leitura; "As Arvores", preparado nas vesperas e durante a Semana Florestal; "Revista Diaria·", preparada na aula de inglez e contendo contos, poesias, editoriaes, annun– cios, etc. A educação cívica foi estudada por meio de tres topicos principaes - transporte, communicações e saude. Tão abun– dante era o material sobre estes assumptos, que os alumnos fi– zeram questão de trabalhar em grupo, abordando todos os tres topicos. A meu ver teria sido melhor, sob o ponto de vista de organização do material, cada grupo concentrar-se sobre um dos topicos; pbrém, sob o ponto de vista de revisão da materia de fundo e de interesse geral, o trabalho englobado dos tres to- picos deveria dar melhor resultado . • Em uma classe de leitura, emquanto os outros membros preparavam um livro sobre passaros, um menino pediu para fazer um livro sobre índios. Fornecendo isso um exemplo de individualismo, animamol-o a proseguir no seu trabalho de ín– dios, para o que já possuía elle variada collecção de objectos indígenas, achando-se completamente enlevado na mat eria. Terminou com enthusiasmo o seu t rabalho, fornecendo o seu livro um bom volume para a bibliotheca. Preparou-se um livro sobre a Europa, semelhante ao que havia sido preparado sobre a Asia . Cada alumno foi incumbido de um paiz, sendo as est ampas colleccionadas por toda a classe e distribuidas aos diver sos alumnos, conforme o paiz que to– cava a cada um, sendo que neste trabalho se desenvolveu um desusado espirito de cooperação. O trabalho geral de int ro– ducção, appendice, capa, etc . , foi f eit o por individuos e com– missões.

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