Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45
REVI ST A DO ENSINO ..1·evendo-o,_ advertencia essa muito mais efficaz do que ser ia uma r,epnmenda por par te _da_professora . Concluidos os traba– füos, foram reumdas as diversas partes do liv:ro por v · comités . anos , .. :--- A _P:ofessor~ de leit ura do segundo gráu organizou uma serie de hçoes de le1t ur:i-s sobre cã:es, conduzind? os alumnos em -• um estudo ger al de caes, espec1es, caracteristicos etc As cr eanças faziam col1ecções de figuras de cães e escr ; viam · .quenas descripções de cada especie, r eunindo-as em forma Pt J ív~o_. Um dia perguntei-lhes qual seria a melhor maneira de se obter certa variedade em um trabalho desses, e suggeriram logo a idéa de se incluírem historias de cães. Trataram então de obter. figuras em que apparecia um cão, as quaes forneciam 08 .dado_s_para a narração de historias, em que o cão figurava usua_hpente como o heroe . Fizeram tambem parte da collecção algumas poesias originaes . ' .. . -'Este trabalho foi effectuado pela classe, sendo as histo– rias e outros trabalhos lidos e criticad_os p~Io grupo todo. Fo– ram accrescentados ao livro um frontxsp1c10 e um glossario o trabalho foi de real valor para as creanças e serviu para avi;ar o seu interesse na leitura de historias de cães e outros animaes Consegui obter de varias fontes literatura ~obre a vida do~ animaes, que as creanças liam com grande avidez e tratei de fo– menta r ainda mais o' inter esse geral despert~do pela vida dos aninfaes, obtendo para leitura ger al a revista denominada N ature Magazi ne. --Durante uma das discussões geraes que sur giram du– rante o processo da formação dest es livros, um dos alumnos suggeriu a idéa de organizarmos uma bibliot heca de livros " f eitos por nós ". Um dos alumnos suggeriu então que os me– n in"os·da classe fizessem uma est ant e de livros . A idéa foi acceita immediat amente e todos os alurnnos adheriram com .;offreguidão á idéa de pôr em eff eito o plano. Foi essa, pois, a 1déa de unificação - formar uma bibliot heca . Na classe de arit hmetica do segundo semestre do quinto anno demos a cada alumno uma gravura, incumbindo-o de for– mar todos os problemas indicados na r:eferida &:avura, que fôr_a cuidadosamente escolhida par a esse f im . Depois de formados -os problemas os a lumnos r esolviam-nos,· ás vezes t rocando-os, • 1>ara isso. co~ os seus collegas. Uma vez despertado o inter esse nesse trabalho, os alumnos suggeriram logo a idéa de se f azer um livr o de arithmetica sendo portant o f ormulados planos e ob– tidas numerosas figura's para pôr em pratica a idéa . Reun idos
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0