Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45
O DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS NAS AULAS ELEMENTARES Não me proponho, neste resumido artigo, apresentar um plano de trabalho a ser seguido ao pé da letra, visando antes fornecer suggestões e illustrações attinentes aos seguintes im– portantes problemas: 1) o desenvolvimento do espírito de che– fia e iniciativa nos meninos e nas meninas; 2) discriminação quanto ás differenças individuaes; 3) collecção e organização de materiaes; 4) a unificação dos trabalhos para o anno todo; 5) a utilização das suggestões offerecidas pelos alumnos na for- · mação do programma de trabalho. O trabalho descripto neste artigo foi levado a effeito na Escola Annexa do Instituto Polytechnico de Luiziana. O tra– balho foi iniciado no outomno pelos alumnos, no segundo semes– tre do quinto anno e no primeiro semestre do sexto anno, abran– gendo um período de .9 mezes. Cada classe contava 20 alumnos, varia,ndo em edade de 9 a 13 annos, sendo parte do trabalho effectuado por alumnas-professoras sob a direcção de professo– ras de treino e parte pela propria professora de treino. Quando iniciei o trabalho em setembro: o meu principal objectivo era o de proporcionar aos alumnos contacto com a maior somma possivel de material variado e util fóra dos com– pendios escolares . Consegui obter parte do material e bem assim um numero consideravel de endereços de pessoas ás quaes me dirigir durante o anno para obtenção de novo mate– rial. Outro importante objectivo que eu visava era o de esta– belecer algum problema de especial interesse que fosse de valor aos alumnos, e servisse de meio para conduzir á realização dos elevados propositos de educação. Combinámos as classes de geographia, fazendo um estu– do especial da Asia, e escolhendo de preferencia o estudo dos grandes problemas, como por exemplo, "O Estudo da Seda", "Como Consegue a China Alimentar a sua Densa População", estudo esse, que por amor á bffwidade, não ciescreverei detalha– damente. Durante o estudo, os alumnos colligiram o material que puderam obter e nas classes de inglez receberam, cada um,
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0