Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45
• 14 REV .ISTA D _O ENSINO 4. Em cada ramo de estudo, o ensino ha de pa rtir dos elementos mais simples e elevar-se graàualmente de accordo com O desenvolvimento da creança, isto é, encadear-se em se- ries psychologicas. · . 5. Cumpre demorar em cada ponto o tempo necessa~·10 até que a materia tratada se tenha convertido em livre proprie– dade espiritual do alumno. 6. O ensino deve seguir o caminho do desenvolvimento~ e não deve doutrinar , professar, t r ansmittir. 7. Para o educador, a individualidade do discípulo é sa– grada. 8. Não consiste na acquisição dos conhecimentos e da destreza o fim principal do ensino primario, mas no desenvol– vimento e no uso das forças espirituaes. . , 9. E' preciso ligar o poder e o saber, o conhecimento a capacidade. . 10. As relações entre o educador e o alumno, particular– mente no caso da disciplina escolar, devem ser dominadas pelo amor. 11. O ensino t em de subordinar-se ao fim da educação. Representando a Sociedade dos amigos da educação, Luthi assistiu em Berthoud ao ensino de Pestalozzi. Em seu relatorio encontra-se o seguinte: "E em que consiste este me– thodo? Em que se extende a mão unicamente á natureza, fa– zendo-se della a verdadeira preceptora. E' o que os sabios ex– primiriam assim: o methodo parte só da intuição e conduz· o menino pouco a pouco e por si mesmo aos conceitos abstractos. Offerece ainda outra vantagem: não faz perceber o mestre em nenhuma parte. Este não apparece jamais como um ser de eR– pecie superior; simplesmente, segundo a bôa natureza, elle está alli, trabalha, vive com as creanças do mesmo modo que com os seus eguaes e antes parece aprender dellas do que ellas com elle." A religião de Pestalozzi, diz Roger de Guimps, elle a receber a no seio da familia e durante seus primeiros annos, porém ella ficara mdependente de todo o dogmatismo, ella não se resumia em uma doutrina. Era a religião do amor, no dizer de Ferriere. Esse foi com effeito o fundamento da religião do grande cidadão de Zurich, segundo suas palavras: "O amor possue um poder divino, quando elle é verdadeiro e não t eme a cruz." Pestalozzi procura distinguir seu christianismo de uma philosophia: "Todos os sabios nos dão luzes e verdades, mas somente Jesus nos móstra o pae, e, pela nossa fé de creança nes-
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