Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45

, ' ·' l'. ' REVIST A DO ENSINO 13 ser feitos mentalmente, sem usar papel. Pest alozzi é com razão um dos pr omotores do calculo mental. Elle dá novo impulso á geogr aphia, inaugurando o en– sino da geographia local, que consiste no estudo da séde esco– lar, observada pelos alumnos em excursões instructivas e re– produzida por elles em seus pr imeiros exercicios de cartogra– phia, os quaes os conduzirão a comprehender os mappas geo– gr aphicos. Não é necessario ir além destas particularidades, que poderiam ext ender-se a outras disciplinas, como a gymnastica, o canto, o desenho e os trabalhos rnanuaes. Conforme se vê, Pestalozzi conciliou a escola com a natureza e com a arte, fun– dando o ensino na observação e na experiencia. Abriu para as creanças horizontes que até então se lhes achavam fechados. Ainda mais, f ez do ensino uma collaboração entre o professor e os alurnnos, descendo até estes, uma vez que elles não podiam subir até o mestre. "A educação, disse elle, deve ser urna bene~ volencia, urna bondade continua." Pestalozzi sabia aproveitar as occasiões par a o ensino da solidariedade social, do que é prova eloquente o seguinte caso por elle mesmo r eferido : " Quando· a noticia do incendio de Altor f nos chegou a Stans, r euni meus pequenos orfams e lhes disse : "Altorf está r eduzido a cinzas ; talvez que neste momento umas cem creanças estejam sem abrigo, sem pão, sem roupa. Quer eis vós que peçamos ao nosso bom governo a entrega de umas vinte ou trinta para agasalharmos nesta casa ? E unanimemente responderam: "Sim! sim!" - "Mas, meni– nos, accrescentei eu, nos~ casa é pobr e : r eflecti. Si vos dão por companheiros esses pobr es meninos, tereis menos par a co– mer, ser-vos-á preciso trabalhar mais ; talvez sejaes obrigados a dividir com elles a vossa r oupa." Depois de lhes t er falado assim com toda a força de que era capaz, eu os fiz r epetir mi– nhas palavr as, a fim de certificar-me de que me tinham com– prehendido bem. E formulei de novo a questão, e todos me r es– ponder am : " Sim! sim! ainda quando devamos ter menos que comer e mais que trabalhar, estar emos contentes de que elles venham fi car comnosco." Transcrevo de uma biographia de Pestalozzi o summario das theses principaes, que elle tratou na mais apreciada de suas obras, "Corno Ger trude ensina a seus filhos:" 1. A base do ensino é a int uição. 2. O estudo da língua deve ser associado á int uição. 3. Aprender primeiro as cousas, . julgar e criticar de- pois. • .

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0