Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45

REVISTA DO ENSINO - taes processos de ensino para que elles pudessem impor-se praticamente. No entanto os propositos theoricos de Rousseau talvez tivessem tido a mesma sorte dos demais, si não fosse a tenacida– de com que Pestalozzi os levou á pratica, tornando-os conhecidos por meio de seus livros, de sua acção e propaganda pessoal. A principio elle mostrava aos alumnos ~randes desenhos representando diversos objectos, que lhes ensmava a observar e descrever. Certo dia os fez estudar deste modo o desenho de uma janella. Os alumnos deviam contar os vidros, os cai~ilhos, etc. Durante a lição, um delles fitou constant~mente a Janella_ da sala e acabou por dizer-lhe: ''Não podenamos aprender isto na mesma janella tão bem como em seu desenho?" "O menino tem razão, exclamou Pestalozzi, não quer intermediarios entre elle e a janélla." E desde esse dia o ver– dadeiro ensino intuitivo ficou encorporado a suas praticas pe– dagogicas e pouco a pouco ás do mundo inteiro._ A applicação do methodo intuitivo levou Pestalozzi a ser o verdadeiro iniciador das "Lições de cousas", disciplina que constitue hoje a essencia do programma da escola activa em suas differentes modalidades, apresentadas pelos insignes sys– tematizadores Dewey, Decroly, Ligthart, Lay e Ferricre. Os meios engenhosos que Pestalozzi inventa para o en– sino da leitura fazem lembrar os jogos educativos, natural– mente aperfeiçoados, que hoje se empregam para o mesmo fim. Foi elle que subordinou a leitura aos exercidos oraes, entenden– do que o menino deve saber falar antes de aprender a le'r. Para ensinar a falar, aconselha que façam o menino ver, ouvir, tocar em cousas que lhe agradem ou prendam a atteqção. Luthi Soleure, em seu relatorio sobre o methodo d~ Pes– talozzi, nota que, na primeira classe, viu usar um cestinho cheio de letras moveis que os alumnos dispõem de todos os modos; o mestre joga, os alumnos jogam com elle, fazem com– binações, nomeiam uma letra e depois outra, procuram pala– vras, formam algumas... Não se póde avaliar quanto esses caracteres excitam ao estudo e o facilitam. A regra é ler pri– meiro as palavras de modo correcto, sendo ellas depois soletra– das. . Elle ensina a ,arithmetka experimentalmente 'e 'por meios concretos. Antes de conceber os numeros em abstracto, o alumno terá discernido o valor material delles addicionando objectos reaes, cerejas, nozes, etc. Os primeiros ~lculos hão de 1 j ,.. ,.,, \ 1

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