Revista Do Ensino 1930 - Maio v5 n 45
10 REVISTA DO ENSINO as mais duras decepções e os mais crueis soffrimentos não o demoveram de seu caminho. Elle viveu com as creanças e para as creanças, pensando, escrevendo, ensinando, trabalhando re– partindo-se com ellas. Commemorando em 1927 o centenario de Pestalozzi, "L'Educateur", de Lausanne, disse que elle deu a todo o secu!o dezenove o amor da creança. Com a sua acuidade de psychologo, Claparede pôde me– dir a grandeza de Pestallozi. Comparou este a outi:os treze grandes educadores, abrangendo o período da pedagogia clas– sica, de 1529 a 1841, P, passou ~ verificar em sete importantes obras pedagogicas, rC'presentando seis paizes, quantas paginas eram consagradas aos mesmos. A apuração deu este interessante resultado, expresso pela porcentagem da média: Pestalozzi. . . . Rousseau.... . Herbart..... . Frrebel . . . . ... . . . Comenius .. .. . .. . . . Locke . ... . Ka!)t..... . Fénelon. Luthero . .... Rollin. . . . . . _. . . . . . . Montaigne ... . . . Erasmo . .. . .. . .. . Basedow........ .- . Rabelais. . . . . . . . . 24,6 13,4 11,8 9,2 , 8.8 5,8 4,6 3,9 3,8 3,5 2,9 2,9. 2,7 2 Ref er e Alber to Malache que, pela primeira vez, em uma memoria datada de 27 de junho de 1800, P estalozzi expõe o que se denominar:i para o fu turo o seu methodo. Um dos t raços essenciaes desse trabalho est á contido na frase : " Eu quero psychologizar a educação." Mais de um se– culo depois, é esta idéa dominant e no ensino moderno: basear ª. educação nas leis psychologicas da acquisição dos conhe– cimentos. Já em Neuhof, todos os alumnos eram estudados de per– t~, e a cada um delles se offer eciam os trabalhos que lhes con– vinham. ~m seus cadernos de escola, Pestalozzi consignava as observaçoes attinentes aos alumnos. Eis uma destas: "Maria Br,ckli, _oito ª1'.nos, idiota no mais a lto grau, miseravel ; mas é de palpitante interesse para a humanidade saber que ainda as creanças de uma imbecilidade extrema, as quaes, segundo a nos-
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