Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

.. REVISTA DO ENSINO 99 CENTRO DE INTERESSE: O CARNEIRO (Preparo de diversas lições p ar a uma aula do 2. º periodo do j ardim da infancia) Observação - E s tudar minucio– samente este animal . Caracteres exteriores - •Utilida– de - Raças - Alimentação. To– das essas observações serão fei– tas em gravuras e animal (brin– quedos ). Comparação - Apresentar aos alumnos varias estampas repre– sentando o cão, o gato, a cabra e afinal o carneiro. Contar as pa– tas dos animaes. Mostrar a diffe– rença do revestimento do corpo. Indicar lambem que a alimenta- ção dos mesmos é differente (carnivoros, herbivoros) . Para melhor comprehensão, mostrar um pedaço de carne e alguma forragem. Notar a lã do carneiro e o pello dos outros. Observar a differença existente entre a con– formação dos pés do carneiro (casco fendido) e do gato (pés tendo os dedos terminados em unhas ) . Em ~eguida, attender a outras idéas apresentadas por al– guma das creanças curiosas e ;tt– tentas. Associação - Palestrar sobre a lã do carneiro, antes da tosquia e depois em outras phases, até se -ter transf~rmado em fio e tecidos. Falar sobre a pelle desse ani– mal utilissimo a nós p o r servir para confecção de calçados, bol– sas, etc. Falar sobre carne e sebo desse quadrupede, mostrando a lã, como alimento saudavel . Fa– zer o trabalho collectivo recor– tando gravuras de carneiros de di versas r aças. Mostrar que a lã de alguns é comprida e de outros, curta. Falar sobre a falta de chi– fres para a defesa nos mochos, ao p asso que outros têm, ás vezes, 2 ou 4 chifres curvos e deitados. Expressão verbal- Convidar os alumnos para falarem tudo que saibam do carneiro. Levai-os, por meio de perguntas, a contarem que o carneiro vive junto do hQ• roem; soffre até a morte sem dar signal de resistencia; defender-se, qua ndo perseguido, dando cabe• çadas••• iProseguir nos conhecimentos mais uteis. Pal'.a ser recreativa a lição, con– tar historietas e fabulas em que este animal quasi sempre nos en– sina a pratica da mansidão. 1Contar uma historia provando que os · carneiros são muito uni– dos; por exemplo: "O pastor e o earneiro - Dor– mia o pastor e, mal acommodado, movia com a cabeça ora para um lado, ora para outro, em vez de velar pelo seu rebanho, que pas– tava fora do aprisco . Era pouco cauteloso. Um dos carneiros repa rou aquillo e, desejoso de veriificar a resistcncia da cabeça do homem, dá-lhe uma grande marrada, que o desperta. O pastor levanta-se atordoado e, cheio de raiva, persegue o ani– mal, que se põe a correr e se pre– cipita em um abysmo. Os outros, vendo-o atirar-se no desbarrancado, fazem o mesmo de um em um, até que o ultimo poz fim ao rebanho. Assim tudo perdeu o pastor in– considerado". Mostra esta historia o valor da vigilancia para conservar o;;. bens. Expressão abslracla - Leitura - Leitura no quadro-negro· com if.ichas de çartolina, ,eser-ev'er .as sentenças: O earneiro come capim.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0