Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

A voz da pratica Nesta secção serão acolhidos os trabalhos de collaboração do nosso professorado, bem como de outros funccionarios ·do en– sino, desde que se coadunem com o programma da"Revista". Lições modelo CENTRO DE INTERESSE: A ABELHÁ Observação Apresentar o desenho da abelha e da colmeia (em ponto gr ande ). Mostrar coi– sas reaes como - favos cheios de mel, e outros vasios. Chamar · , attenção dos alumnos p ara os troncos das arvores . Linguagem - Conver sar com os alumnos sobre a abelha e a colmeia; explicação acer ca dos inseclos. Como é feita a colmeia e quem a faz . Fabrica ção do mel e cer a. Contar como se obtêm es– tes productos. 6 pap el que a flor desempenh a . Utilidade da cer a em moldes p ara dentaduras, em velas e fl ores . Utilidade do mel em medicamentos, balas e vinhôs. Dizer como são feitos os favos . O cuidado que se deve ter com as abelhas, ãfim de evitar as fer– roadas que ellas dão. Lcilum - A gr avura r ep roduz uma cr eança com balas de mel. Escrever em tiras de p apel p ahi– n as r elati vas ao centro de inte– resse ; distribuil-as aos alumnos p ar a que leiam e dis tingam aquellas que correspondam ás ex– pressões escriplas no quadro ne-– gro. Sentenças - A abelha produz o mel. O favo é feito de cera. Bala de mel é boa. Viva a abelha. Desenho - Copiar a abelha e a colmeia do quadro n egro. Fazer os alumnos desenhar uma flor. 0cc. ~roebeliana - Collar figu- r as de rnseclos . Recorta r figuras de abelha, favos de mel, flores. Modelar a abelh~, a colme ia . Fa– zer com cer a diversos trabalhos tues como - folhas, flores e fru– ctos . . E_x. de p ensamento -- Suggerir 1deas expontaneas sobre mel, ce– ra e favqs . Escripta - Emprego de p ala– vr as como - mel, flor, cera, col– meia . Calculo - Contar as abelhas favos e balas de mel . Dar ao; alumnos idéa de d ezena. Exs. sensoriaes - Did'ferençar p elo paladar, o mel de outro; producfo s, (assucar, farinha ele.). Distinguir a ab elha entre' outros inseclos (borboleta, b esou– ro, gafanho to). Notar o zunir da ab elha . Observar a fórma dos fa– vos e da flor p elo tacto. HELENA ROCHA (Professora do jardim da infan– cia "Mariano Procopio", d e Juiz d e Fóra)

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0