Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

O ENSINO DA HISTORIA Interessará r ealmente aos alumnos o ensino da historia no curso primario? Terá elle valor educativo para os pequenos escolares? São,-duvidas que ainda pairam no espiritp de alguns– professores. Para os diplomados da escola primaria, quero crer, a his– toria traz valiosos ensinamentos. Tem elles muito que apren– der com o estudo do progresso social e com o conhecimento dos grandes vultos da humanidade. A historia da civilização e as biographiai:1 rios homens celebres são leituras instructivas par-a os dias do presente . Si a histoí·ia do Brasil fosse habilmente filmada para as escolas prima.rias ou dramatizacla intelligentemente pelos alu– mnof:, com certeza despertaria o interesse delles e poderia deixar-lhes impressões beneficas para a vida. Mas, essa his– toria recitada nas escolas, quando a classe de maneira algu– ma se acha preparada para assimilar seu valor educativo, não passa de palavras vans para os ouvidos das creanças. "Deve-se banir da escola, escrevi uma vez, o costume de dar aos alumnos pontos de historia para serem reproduzidos papagaialmente . Estiola-se por esta fórnia o trabalho intelle– ctual e obtem-se um resultado inteiramente illusorio, que se desfaz como bolha de sabão. E que attractivo poderá trazer ao - alumno esse trabalho de decorar frases inexpressivas para :e1le, quando de outro modo ser-lhe-ia sem duvida muito agra– davel contar na sua linguagem infantil a lição de historia que ouviu e entendeu?" . Entretanto, com deverá a escola primaria dar a noção da histor ia a seus alumnos, muitos dos quaes não irão frequen– tar outros <'Ursos? Como obviar similhante falta nos .dias que correm? Tentaremos responder essas perguntas. A•VIDA LOCAL A historia é a mestra da vida, dizem muitos, porém não nos esqueçamos de que a vida é o tempo presente. Por conse- - .. _ ..

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