Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

( REVISTA DO ENSINO 81 de cinema, nem sei de que mais. Quem marca as horas? A. O re]ogio. P. C:í está este relogio. Quer ouvir o tic-tac delle, Maria? Ou– ça, como é que elle faz? Como se chama? A. Faz tic-tac e tem nome de despertador. P. O despertador serv·e para acordar a gente, quando se tem de Jevantar cedinho. Para não perder o trem, que sae de madru– gada, acerta-se o despertador. Vou fazel-o despertar nesta ho– ra. Escutem uma coisa: E' me– lhor chegar na hora ou fóra de hora? · A. Na hora. p. Está direito. Nós nrecisamos de chegar na hora, para alcançar o trem e fazer a viagem. Vocês., ,aqui na escola, devem chegar na qora, sinão perdem as aulas. Chegar na hora vale muito. A mam.ãe gosta de que você chegue sempre na hora, não é mesmo, Joãozinho? A. Sim, senhora. A mamãe fica zangada, quando eu chego tarde. P. Um dia destes combinei um passeio com uma de minhas ami– gas. Chegu-cei na hora, passeámo_s bastante, conversàmos bem, e fi– camos muito satisfeit-as . Chega·r a'trazado é grosseria, todos di– zem. Não é mesmo? A. Sim, senhora. Aqui na esco– la eu não chego atrazado. p Pois é assim, o alumno sae direito á escola, assiste ás auJ-as to– das, aprende bc-m, a mamãe fica satisfeita e eu lambem. E quan– do volta para casa, Julieta? A. Não para no caminho; ma– mãe já me explicou. P. Assim deve ser, para que em casa ninguem fique incommoda– do com a demora. Menino de es– cola é gente esperta, que anda sempre na hora. Uma dona. cha– mada preguiça, anda na hora, Chiqninho? A. Não anda, não. ELla é muito molle. P. Eu quero que vocês todas •andem na hora . Quando entrar a escola, todos aqui estarão prom– ptinhos para o estudo. Nenhum dê o braço ·á preguiça. EJla que fique sozinha. Todos chegare– mos na hora de aula, digam as– sim. A. Todos · chegaremos na hora de aula. 4. Usar lenço e ter copo para beber -agua (1. 0 anno). P. Vou mostrar-lhes uns lenços que trouxe. Estão bem passadi– nbos ~dobrados.Alguns devo– cês querem pegar nelles? Podem pegar, aqui lhes entrego. Esse que está com você, Carmita, de ,que côr é? A. E ' branco e pequenino. mui– to bonito. P . Elle tem meu nome ahi na ponta. Esse outro, que está com você, Luiza, é grande e de linho. Mas, para que servirá o lenço? A. Para assoar o nariz. P. E' isso mesmo. Todos usam de lenço. Ninguem póde ipassar sem elle. Vocês todos teem len.– ço? A. Eu tenho. - Eu não tenho. P. Mas, é necessario que todos os alumnos tenham lenço. O na– riz o reclama. A man,ga do pale– tot ou a mão, fiquem 'sabendo, não podem fazer o papel de len– ço. Vou tomar nota dos alurnnos que não leem lenço, para corri:. gir essa falta . E' bom que em ca– sa conversem com a mamãe -a :esse ·respeito, pedindo-lhe len– ço, pois sem elle nenhum pode– rá ser asseado. E agora, estes ob– jectos como se chamam? A. São canequinhas e copos. P. Tambem é preciso que cada -um de vocês tenha o seu copo ou caneca para beber agua na esco– la. De outro modo, passarão sê– de. E' um~ questão de asseio, de toda a conveniencia para vocês. Vou verificar quaes são os meni– nos que tcem caneca ou copo. A. Eu tenho. - Eu não tenho.

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