Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

1 8 REVISTA DO ENSINO ciencia: é o instincto ,de conservação, lei natural, fortissima nos organismos pluricellulares. • E não estou só nesse ponto de vista. Acabo de ler. numa excellente pub~icação he&panhola, "Revista de Pedago– gia", interessante artigo, em que o illustra,do auctor expende idéas sobre o assumpto. As idas e vindas dos meninos para satisfazer necessi– dades de seu trabalho, .affirma elle, as consultas ao professor, a [pais immed,iata communicação dos grupo com elle, o uso ·dos livros e do material ,da escola, o -afan das illustrações e dos desenhos, etc., darão á collectividade esse ambiente de sã disciplina, que representa o melhor contraste com aquella disciplina do silencio imposto. E é então que se pode adoptar um systema de sancções para os que venham a romper est-a haTmonia do trabalho, es– torvando o serviço .normal dos ,demais, destruindo ou inutili– zando os instrumentos de'ssa acfividade. Porque os melhores e mais severos j uizes dos que vierem a -commetter faltas se– rão seus proprios companheiros constituidos em tribunal - si é que exista esta .fórma de autonomia escolar - ou sim– plesmente ,reunidos com o fim de deliberar sobre medidas que devam ser adoptadas. O professor será o elemento moderador _nesses momen– tos solemnes, para attenuar a gravidade do delicto e da san– cção, mas será o mais disposto a cumprir o que fôr ,resolvido, porque importa muito á normalidade da tarefa escolar a exis– tencia do sentimento de responsabilidade em cada um de seus membros, os quaes devem comprehender que a communida~ de tem seus direitos, que imperativamente reclama quando e chegada a occasião. Todavia, devemos accrescentar, tudo .depende da habi– lidade do professor, do dominio que exerça .sobre si mesmo, de sua perspicacia e aptidão didactica. As melhores ferramentas fornàr-se-ão inuteis em mãos inhabeis. !JOSÉ RAY.MUNDO NETTO (Assistente technlco do ensino}

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