Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
YO . HEVISTA DO ENSINO cola normal, gymnasio e collegio, bem como outras auctoridades. 5. A historia da séde escolar e seu município. Podem ser tratados estes pon– tos: a fundação da localidade e a orrgem de seu nome; as familias mais antigas do logar; os costu– mes do passado e do presente; as construcções antigas e as mo– _dernas; uma casa em ruinas; os c.amiJ1hos novos e velhos; a edi– ficação da egreja matriz e a crea– tifo da freguezia; a primeira es– cola publica; a installação do grupo escolar ou escola frequen– tada pelo alurimo, assim como da caixa escolar; o estabelecimento da escola normal ou gymnasio; a e.reação do município e a pri– meira Camara Municipal; a ele– vação á categoria de cidade; a hist?ri_a das ruas principaes; a inshtmção da festa da cidade· a tiublicação do primeiro jornai e seus redactores; narração histo– rica de melhoramentos como a canalização d'agua, a l~z electri– ~• o jardim publico, a arboriza– çao das ruas, a casa de misericor– dia, a agencia do correio a via– ção ferrea, o telegrapho 'o tele- 1J;1hone, a linha de bond~s. a es– trada de automovel a estrada· commum. o cinema,' a fabrica, o ho~el, o theatro, etc.; a biogra– phia . ~e al~ns benemeritos lo– caes Ja fallec1dos. 6. A historia e a geographia local. Formam ambas um todo inse– ~aravel,. P3:ra . cujo estudo são 1mprescmd1ve1s as excursões h_em planejadas. Faz-se necessa– na a elaboração de um program– rª de excursões para cada loca- 1d1~e. A séde escolar é um ma– gni i_co museu, que o professor nrccisa de conhecer e catalogar ~ida ~~r aproveitado no trabalho 'iu ~d ico · Escrevam-se as ephe– pi~r1 ees 0 ou 3: historia do munici- ' rganizem se d h' toricos e eh · 9ua ros is- mo . orograph1cos do mes- 1. Meios intuitivos para o es– tudo da localidade. Lembro os ' seguintes: excur– sões escolares; taboleiro de areia ; objectos de valor historico ou mo– delos dos mesmos; galeria de re– tratos dos bemfeitores locaes ; planta do grupo escolar e da lo– calidade; mappa do municipio; institui9ão -da festa da cidade; dramatização de passagens his– toricas; quadro dos diplomados .da escola; photographias, gravu– ras e diagrammas; collecção de jornaes do logar; amostras de produetos do municipio. 8. A sala do municipio. Nova instituição que merece -ser creada nos grupos escolares. -Ao mesmo tempo será museu e archivo da historia e chorogra– ip'hia do munici,pio, assim como exposição. dç ;ieu progresso actu– ,al. Conshtmra um -centro de in– ifo11maçi'ics r eferentes ao muniei– pio um guarda das tradições lo– caes, um lahoratorio de pesqui– -sas e estudos mumiciJpaes, preen– ,clhendo a gra,nde falta ora exis– tente, que deixa esquecidas a his– ,toria e a ohorograipdlia locaes. 9. Trechos concernentes ao meio social do alumno'. Extrahidos de meus escriptos: - "O amor da familia I Elle :desabrochou para vós, como Ulllla linda flôr, no coração de vossas ,mães a•n1es que tivesseis nascido; elle 'vos aliimentou carinhosa– mente no seio materno; elle vos embalou o berço por entre ondas de ternuras e caricias; elle vos encaminhou os primeiros passos radiantes de prazer e de meigui– ce; elle quem vos ensinou a falar, ,a dirigir orações a Deus, a con– servar a pureza do coração, a frequen lar a escola, a seguir o ibOlrn caminho do dever e da de– dicação; elle quem vos fará com– ,prehender as r esponsabilidades da existencia e aspirar a um nobre ideal na vida".
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