Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
.. REVISTA DO ENSINO ·Começ_ará o en si no primario da his toria p ela vida do proprio alumno, que é o que n aturalmen– te mais o in ter essa. O p rimeiro ponto ver sar á sobr e "o dia de ~? n tem", ui:n passado muito pro– x1mo e p or isso mesmo muito pre– sente á su a memoria. Responde n– d o a p er guntas dirigid as pelo p r o– fesso1·, o a lumno n a rrará o que fez n agu elle d ia. Não se tra ta de uma umca aula, mas de diversas, al– guma~ con <;:ernentes a o domingo ou ~ia feria do. A segunda aula r eferir-se-á á casa de mora da do alu~no, sem nenhum intuito d e elogio ou de d epreciação por parte d o p rofessor. A terceira ter á por assumpto os vizinhos d a casa e a rua onde ella se ach a situa da A a~1la sub sequente ser á r elativá á vi da familia r, aos amiguinhos do al umno, a os trab alh os domesticos ~os .pa_r en tes e amigos da familia: a~ v1s1tas que são trocadas <entre elles. A outra aula consistirá na vi– ela escola r, !l os trab alhos dn .alum– }1º' n a su a con viven cia com o pro– /ssor e os collegas. Recairá a sex- a aula s obre as demais escolas, ca~o se tr_a t!l de grupo escolar. A seh ma d1r a r esp eito á vici a d o a lumno n a séd e escolar, d es tacan– d o-.se os Joga r es des ta qu e elle mais frequ enta. Na seguinte tra– ta r-se-á d os b rinquedos e d as fes– tas em que elle toma parte. A no– na aula apresen t ará d e modo " e– i.-al o m~içi social do alumno, i;to e , a fam1ha, a escola e a localida– d e. Na decima aula, o p r ofessor v er_ifi<?ar á a que alumnos esse me10 e favo ravel e a que outros é desfa voravel, r egistrando par a seu uso esta _ve: ificação. São dez pon– tos p r eh mm ares da h is toria lo– cal. 2. A collaboração social do alumno e de seus antecessores. Assumptos de aulas: p arte do alumn o n a vida familiar e n a vida escolar como elemento util a ,ambas : o val or d a familia e da es– cola como p rotector as do alumno; a influen cia p erniciosa da r ua, cuja organização aind a não offe- r ec e o devido apoio á creança; a significação integral das palavras alumno, classe, escola, collega e colleguismo; o quadro dos diplo– ma dos da escola ; . a hjstoria de ·alguns a n t.ecessores do alumno : um que é 1p rofessor, medico ou negociante, outro pedreiro, car– roceiro ou op er a rio, outro alum– no d a esc ol a normal ou c aixeiro; . con vite a um dos antecessores p a– r a ir á aula con vers·ar com os alumnos ; o futur o do a]umno de– p endendo de s ua vida actual; as r ecordações agr a daveis e h on r o– sas que elle deve gua rda r p ar a o futuro. 3. Notas hisloricas tomadas pe- . los alumnos. T aes n o tas, muito conc isas por causa do pouc o desenvolvimento da classe, poder ã o ser aprovei– ta das p ar a a a ula de escripta. Se– r á um meio d e tirar a esta o seu car acter éxclusivamen te mech ani– co. p ode-se dizer, esc1:evendo o alumno frases expressivas p ar a s i, r etalhinhos qu e p erten<:em á · s ua vida taes como os segmntes : assis ti h~ntem á ina uguração do mer cado· tomei p arte a n te-hon– tem n a f~s ta da bandeira ; no di-a 1 O, o grupo escolar r ecebei:t um pia no ; foi b aptizado no dia 15 meu i rmãozinh-0 Vir gilio; cum– primen•tei h oje a professora p elo -seu ao niversa rio . 4. A obsel'uação da vida local. Compõe-se est a de muitas vidas uteis, quaes sejam a vida do p ae ,e da mãe de familia, a do '))r ofc~– sor a d o medic o do commer c1- an t~ e do caixeir b, a do_ oper ari"ç>, d a c os tureir a, lavadeira, cozi– nheira etc . Rep a r em os alumn os n os se~viços a ttin entes á con~er– vação, b ygien e e ordem d a cid a– de como a limp eza e o calç amen– to' das ruas, o abastecimento d e agua p o tavel, ~ illumi naç~o p u– blica, o fornecimento d e v iver es, o p oliciamento, e!C·. Conheç a!? elles o juiz d e dire1to, o ,p r es1- d ente da Camar a, o vigario, o de– l ega do de p olicia, o inspec tor es– colar, os di r ectores do grupo, es-
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