Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

REVISTA DO ENSINO 63 ão de assistir nos Estados Uni– dos, accentuando as numerosas virtudes educativas que essa ins– tituição contém. Frisou os prin– cipios fundamentaes dos clubs para que não degenerem cm as– ~ocia_ç~es formaes, artificiaes e meff1c1entes : os alumnos enca– ram os clubs como clubs e não -como instrumentos de · educação, ponto de vista esse do ,professor; dev:erp ter ampla liberdade, na ele1çao dos membros da directo– l'ia, na confecção dos program– mas, na escolha das leituras a fo– -zer, bem como na critica e no commentario dos leitores e das leituras. Estudou o papel de orientador e de guia que cabe ao professor, o qual não póde suffocar a inici– ativa e ,a espontaneidade das cre– anças. Passou em revista, ainda, ou– tros topicos, entre os quaes os se– guintes: Como se introduz a necessida– de do club de leitura na classe primaria; embryão do club de leitura no 1.º e 2.• anno; meios de que o professor deve servir-se para renovar os themas de leitu– ra; confecção de fichas-relatorios em que os alumnos summariem a sua opinião sobre os livros . 5.• aula Depois de commentar alguns principios fundamentaes para a boa organização úos clubs, como necessidade de creação e organi– zação sentida e desejada !Pelas ereanças, sua collocação dentro do horario escolar, espontanei– dade e liberdade dos membros do club, - passou a professora a fa– lar da bibliotheca escolar e de ~ua organização. Enumerou e commentou larga– mente as vantagens da leitura em bibliotheca, o uso do livro como instrumento de cultura, como consulta para o trabalho, fonte de novos ldeaes e alargamento de interesses. A maior dessas van- tagens é o gosto e o habito da lei– tura, que permiltirá aos alumnos augmentarem a sua cultura e ef– ficlencia, por seu proprio esfor– ço, depois que sahirem da esco– la. Versou, entre outros, os se– guintes topicos: Bibliothecario, condições que se exigem, sua funcção - O papel do professor quanto á bibliotheca - A biblio– theca da classe - A es<:olha dos livros - Meios de acquisição de · livros !para uso dos alumnos e dos professores: compra, doação, emprestimo - Como usar o livro - Altitude - Tomada de notas - O cuidado com os livros . 6.• aula Completando as suas conside– rações sobre bibliotheca e oppor– tunidades que ella of!erece para a educação das creanças, a pro– fessora observou que devem os alumnos tomar parte na sua or– ganização e catalogação, bem co– mo frequentai-a quotidianamente. Passou depois a tratar do mu– seu escolar e da maneira de cons– tituil-o. Estudou o papel que ~a– be aos alumnos na sua formaçao, arranjo e classificação. Mostrou como deve ser utilizado o seu ma– terial e, ainda, como seleccionar o vario e abundante material que a natureza nos fornece. Conside– rou a funcção do museu e a sua ligação com ·as diversas materias do curriculum primario, estabe– lecendo como fazer essa ligação. Methodologia de Historia e de lns– trucção Moral e Cívica 1.• aula O professor Firmino Costa, na primeira aula da série que lhe foi confiada, commentou os se– guintes topicos: O commerciante e o professor O commerciante é intermedia• rio entre o productor e o consu-

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