Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

REVISTA DO ENSINO (ili aocordo com a psyd1ologia in– fantil. Fez tarnlbern larga critica da interpretação que vem lendo entre nós os centros de interesse, e em que I'ealnienle não se levam em conta os impulsos e tenden– cias naluraes d·as cre:rnças. Expoz as razões d!a adopção do methodo de projectos, inculcan– do-o como o mel1hor sob o i;,onlo de vista do interesse, d•a motiva– ção do estudo, da associação das matcrias e do aproveitamento si– mullaneo de todas as tendencias infantis. Os projectos como emprehendi– mentos infantis, com um fim em vista, surgem naturalmente e em grandi! numero, mas cumpre esco– lher com cuidado os que of.fere– cem maiores opportunidadles de aprendizado. lA professora deu, aind'a, nume– rosos exemplos de projectos, elu– cidando a maneira de conduzil-os para tirar delles todas as vanta– gens educativas. Não se esque– ceu, por ultimo, d·e focaliza r o papel que, nesse ensino, pod-e as– sumir o ambiente familiar da cre– ança. Instituições escolares 1.• aula A p rofessora Amelia de Castro Monteiro occu,pou a attenção das docentes, discorrendo sobre as materias constantes do seguinte summario: Considerações geraes - A con– cepção 1noderna de educação - Os fins da educação ·e a necessi– dade de socializar a escola - Utilidade das instituições esco– lares. Podemos fixar, assim, o resu– mo dessa interessante aula: •O conceito da educação como desenvolvimento. Educação c omo a-cquisição de experiencias de modo a melhorar a conducta do individuo. - A escola não pó– de ter IJ)or fim apenas a trans– missão de conhecime.ntos, mas. lambem e principalmente a foI'– mação de cidadãos numa demo– cracia. - As qualidades proprias. de um membro de urna democra– cia suscitam-se e desenvolvem-se· através das instituições escola– res. - As instituições escolares. têm, pois, por objectivo preparar homens para viverem numa de-• rnocracia. - Além desse objécti– vo, alcançam como cons.equencia grandes vantagens, desenvolvem a, tolerancia, o respeito á persona– lidade alheia, o desprendimento, pessoal, a cooperação, o senso da lei e da ordem, a confiança em si, a estabili-dade emotiYa. o des-• assombro, altitude intelligenle· deante da critica, serenidade na derrota, responsabilidade, inicia– tiva. - A democracia constitue verda deiro organismo, cujas fun– cções incumbem aos cidadãos. - Estes, para bem exercei-as, :pre-– cisam adquirir taes qualidades, e não as aprendem decQrando, preceitos de moral, mas prati– cando-as e vivendo-as. 2.ª aula A aula girou em torno da se– guinte these: Objectivos e princ1p1os fun– damentaes - Condições essenci– aes para o bom •exilo das insti– tui-ções escolares: collaboração dos professores, acção do dire– ctor, obediencia aos principias fundamentaes, etc. - Problemas. referentes á int-roducção das in-– stituições escolares e sua adminis– tração. - Instituições pratica– veis ·- Auditorium. Os tolJ)icos versados foram es-– tcs: Além do objectivo principal de preparar cidadãos proprios para uma democracia, as institui– ções escolares pretendem ensi– nar âs crcanças a agir por si mes– mas, prendei-as, pelo interesse, á _.!

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0