Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
J;.. REVISTA DO ENSINO 59 2) Di.ffiouldades que apresen– tam. 3) Tests de conjuncto. Condição essencial de seu em– prego - utilidade. 4) Tests de diagnostico de lei– tura mental - sua natureza, com– madi·d-ade de emprego e utilidad·e. 5) A escala de vocabulario. 8.ª aula Em sU:a ultima aula, a profes– sora Maria Luisa completou o pro– gramma sobre tests, seu empreg?, delicadeza de seu uso, altos servi– ços que prestam na diagnose da intelligencia da cultura dos alu– mnos. Bosquejou, por fim, com habi– lidade o papel da professora rni– neka, para comsigo propria e pa– ra com o povo do nosso Esta-do, em hora com-0 esta, de tamanha activid'ade no sentido da concre– tfaação da reforma d 1 e ensino An– toi;iio Carlos-Francisco Campos. Methodo e processos de ensino 1. • aula Coube á profes~ora Luiza Valla– d-ares Ribeiro cmdar dessa parte do curso dand~ uma ~mia em tor– no do summar10 seguinte: Methodos intuitivo, directo, activo - Processos e modos de ensino - Ensino pelo aspeoto e pela acção. O summ-ario foi o abaixo trans– ci;ipto: Os methodos se reduzem a dois: ded'uctivo e inductivo - Elles se traduzem por uma infinid-ade d-e formas e de processos de ensino - Methodo intuitivo, portanto, não obstanre ser urna formula ge– neralizada, mesmo em tratadistas, é tecllnicamente uma expressão erronea - Intuição é observação, e observação é phase inicial e· primordial da inducção - As, crea-nças na edad·e do curso pri– maria são incapazes da abstra– cção superior que se ~hes exige– -Ferriere -af'firma que as crean– ças dce até 12 annos são inimigas– de regras e de princípios - O· q-ue se lhes deve dar é o ensejo, de observarem longamente e livre– mente os factos e tirarem natu-– ralmente -as suas conclusões - Não ha processo de e-nsino, seja, elle engenhoso como OS" jogos, que– possa equivaler á observação di– recta das coisas. 2. • aula A t!hese estudada foi: Intuição, - Seu conceito - Seu valor. Os pontos que a professora• c-0mmentou são os que abaixo transcrevemos: E' facil desenvolver o espírito de observação nas creanças: bas– ta dar-lhes li"berdade, porque el– las têm uma grande curiosidade· de saberem todas as cousas, o que revelam na sua altitude in– quieta e jem suas perguntas con– tinuas. •O ensino intuitivo tem -a grande vantagem de -attender aos. interesses infantis. Desperta e– mantém a attenção das creanças– - Sem elle, não levando em con– ta o interesse das ~reanças, a at– tenção só pode ser mantida ou– pelo estimulo ou pelo castigo, duas. soluções de todo em todo anti-pe– dagogicas. O en~ino intuitiv~ sug– gere idéas e exhrpa o verbahsmo. 3. • aula A professora Lui2a Vallada'res. Ri.beiro voltou a tratar d•a intui– ção, abord•and'O a intuição indire– cta, que consiste no ensino medi– -ante quadros, gravuras, illustra– ções, representações d'e superfi– cies de solidas geometricos, pro– jecções luminosas, cinema, etc .
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