Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

58 REVISTA DO ENSINO B) .diagnostico dos p ontos fra- cos . a) incisivo; b ) r apido. C) e:. ;ino corr ectivo por meio de exercicios syslemalicos. Para a directoria: A) Nivelamento das clas~s. B) Compar ação do r endimento do ensino entre as classes. C) Apreciação imparcial do va– lor do pessoal docente . D) Investigação d-as desegual– dades encontr.adas afim de c orl'i– gil-as . E ) Fundamentação do criterio sobre os mebhodos adoptados,. 5.• aula Do emprego dos tests. I . O modo de emprego dos tests deve ser estandardizado. a ) A applicação deve ser estri– otamente conforme á ins trucção dada pelo autor-Motivos. b) tempo : inicio; fim . - C) corroeção. d) ambiente favoravel. TI . Factores que influ em sot..-c o resultado do "test" . a ) s ituação de edade . b) a época do anno em que o test é admi nistrado . c ) situação ment-al 1fo •1asse. III . Difficuldad'es de i nterpre– tação dos resulta dos dos tests. Diffic uldades de applicação . IV . Valor educativo para o olu– mno e para o professor . 6. • aula Versou essa aula sobre tests de instrucção ou de conhecimento escolares. Foi este seu summario: Tests de instrucção : Estudo para a dopção de um test : Natureza. Commodi dade de empre.go . Utilidade . Tests de arithmelica : Conjuncto. Diagnostico d'e c alculo . Raciocinio ou problem11s . Correcção de exer cicios . Exemplos : Serie Cleveland'. Serie P . Maranhão . Ser ie A. Binet, etc. 1 Commentarios . Tests de Geogra'))h ia·: Factos - memoria. Causas - compreh ensão. Serie Bramon. Exs . : Delgado de Car valho. 7 .• aula Tes ts de compreh ensão: Que se entende por compreh en– são? Modos de investigar a comp re- hensão: Interpretação de gr avuras. Desenho par a ser completado . Tests d.e leitura . !- Expressiva ou em voz alta. Modos de fazer a leitura. Dados ,par a interpr etação. Conceito actual. ' Valor nas classes princip·aes. L eitura de syllobas. . Leitura de palavras: Leitura de phrases. Tempo, Paradas ou hesitações . P alavras lidas correctamente. Il - Leitura silenciosa ou men- tol: 1) Factor primordial no exilo dos estudos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0