Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
REVISTA DO EN ~ JNO 57 postas de 500 p essoas em 50 mi– nutos ! C. UliHda de rios tests collecti– vos: a) con trol'a r e meDhorar a dis– tribuição dos alumnos; ih) o r ien tar os a lumnos nos es– tudos ; e) aval iar o capital huma,no que a Escola va,e man eja r. [) . Infer iori'dade dos tests c ol– lectivos cm t"eferencia aos tests individuaes. iéonclu5ões: a ) Os tests auxi– lifflll a professor a a formar o c ri– t eria sdbre os a lumnos; b) medem a capac_idade de aproveitumcn-to do ens1 no ; e) attitude d'a pr~~essor a d e– ante de uma nota b aixa de seu s alumnos em test mental . llII - Expressão: - (escripta ) formular duas objecções ao as– sump to desl '.l aula . 3 . • aula A ma teria expl!lna du p eia pro– fesso r a es.tá contida no seguinte s,c1hema : O tes t mental p ara analphabe– tos empregado pelo professor Si– mo~ no gru{)O escolar "Pedr o II" Exercíc io preliminar: I Observação - Mostrar o t est "Chegue até á porta " . 1 . Expor os graplhicos_ r eferen– tes a esse test e cons truidos com • docume ntação colhida nos gru– pos escolares da Capital . 2. Os qu,a-d'ros estatísticos d-e perccnlis . n . Associação - Analyse des– sa documentação . •A _ difficuldades encontra– das : a ) na coliheita de da dos (eda– d e c'hronologica cxacta; altitude do testa dor) . 1b) n a contextura de test (ainda não bem a da pta do) . B - va ntagens de seu em pre- go; a ) r ap.Í'dez . b) fac il idade de material. C - conclusões: a ) o tes t é valido p ar a nossas c rea nças d e 6, 7 e 8 annos. cb) o test não é fide d•igno pa ra os repe tentes e mais ve1hos. Mi[ . A ctividade - a ) Apnlicar este test a uma creança . b) a nnota r as r espostas. c ) utilizar a escala apropria- da. d) tral)sportar p ara o graphico. O~ganizar uma lis t-a de: 10 merendarias, di~tmdo onde se compram . 10 profissões couhecidas no la– gar em que mor a . 10 aves communs no Jogar em que mora. 10 inseotos communs no lagar em que mora. 4 .• aula Summario: 1() qu e é p er centil; mediano; quarto superior,. q~arto infe rior _ fomiula da lila. n - 1 F = 1 + ( p 100 ) . ,A ogiva de Galton; origem applicação. (P,erc entiJagem - V•antagens: Para a professora : A) son dagem dos conhecimen– tos adquiridos .
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0