Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
52 REVISTA DO ENSINO (.• aula 'Transcrevemos o seu summn– rio: 1.•) TrabaU,1os pratica s dos nlumnos. Trabalhos individuaes; trabalhos colleclivos. . 2.•) Questionarios escriptos. Exemplo de um questionaria (estudo das palmeiras). 3.•) Excursões, sua finalidade, como devem ser dirigidas e pre– paradas. Necessidade de prévio estudo do local pelo professor. Plano de uma excursão destina– da ao estudo da vegetação cara– cteristica da Serra do Curai. 5.• aula O dr. Edgard Renault Coelho, dando seeuimen to ao curso, co– gitou dos topicos abaixo enume– rados: l\.laterif>l cmnregado no en– sino das sciencias naturaes - Quaes os requisitos de um bom material - Parallelo entre o la– boratorio completo das escolas secundarias e superiores e o ma– terial simples das escolas pri– marias - Necessidade de ser fa– bricado e construido pelos pro– prios alumnos - Van tagens que offerece o material construido pelos alumnos e na escola, sobre o fornecido pela industria - Como construir apparelhos sim– ples, toscos e baratos, com mate– rial ao alcance de todos, para demonstração das mais importan– tes leis physicas, como: a queda dos corpos, pendulo, syphão, pressão atmospherica, dilatação dos corpos, bombas, camara es– cura, etc. 9 professai' passou a falar li– geiramente 1,5obre o material a ~mpr~gar:se quanto á chimica e as. sc1e!)crns naturaes, no ensino primar10, recommendando quan– to a estas, de preferencia a col– leeções e a herbarios, o emprego de matel'ial vivo, que dê n ão apenas a morphologia, mas tam,- Le111 li)IIU idéa nilidu do desen– rn!vimenlo e elas funcções dos sc•res vivos. 6.• aula O professor divulgou um plano de aula sobr e ó fogo, tirando des– sa materia todC1s os valores e vir– tudes que contém. Alludiu ás va– rias fórmas de produzir fogo. An– tes de utilizár-se do phosphoro, no projecto suggerido, devem as creanças experimentar o isquei– ro, ou seja, o attrilo de um peda– ço de aço com um pedaço de sí– lex. Logo após, far-se-á uso da isca e da lente, concentrando os raios do sol. Vem por ultimo o phosphoro, de modo que as cre– anças percebam a importancia dessa conquista pal'a a humàni– dade. O professor r eferiu-se a todas as opportuidades que o estudo do fogo offerece para dar ás crean– ças informações e conhecimentos indispensaveis. como: meios de conservar o fogo, uso do alcool e do kerozene, r elações entre o ar e a chamma, combustão, con– -sequencias do ar viciado, calor e ,suas propriedades, effeitos do ca– lor (fusão, vaporização, dilata– ção dos corpos, ele) . Methodologia geral 1.• aula A these abordada pela profes– sora Benedicta Valladares Ribei– ro, -em sua aula inicial, girou em torno da educação e seu concei_to. Desenvolvendo-a, essa profes– ·sora desdobrou os topicos que adeante mencionamos: A educação primitiva fazia-se directamenle tendo as creanças contacto im~ediato com a reali– dade: trabalhavam com os paes
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0