Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

50 REVISTA DO ENSINO Condemnou o estudo systema- . tico das conjugações, aconselhan– do que primeiro se desse aos a– lumnos o conhecimento <pratico das formas por meio de exercí– cios oraes e escriptas e só no 4. º anno se chegasse á nomenclatura. Passou a falar sobre a dramati– zação, criticando os defeitos que a tem eivado entre nós e que lhe tiram todas as utilidades . Referiu-se finalmente á neces– sidade de se estender a preoccu– pação da linguagem a todas as materias, não sendo ella objecto exclusivo da aula de lingua~em. Aconselhou, tambem, se mtnis– trassem exercicios adequados ·ás necessidades da classe, como his– torias contadas, si se trata de desenvolver a imaginação; histo– rias inventadas, relatorios de ex– cursões, si se trata de enriquecer o vocabulario, etc . Methodologia de Sciencias Natu– raes 1.• aula Definindo os termos e linhas ,eraes dessa materia, o prof. dr. Edgar Renault Coelho, na sua pri– meii:a aula, cingiu-se -ao thema seguinte: ._ A importancia do ensino das sc1encias naturaes - Utilidade pratica e utilidade educativa - Desenvolvimento da obsenação ·- Educação sensorial - Forma– ção do espirito scientifico. Foram estes os pontos ventila– dos : Não ha estudo que o{fereça maior campo de observação e que melhormente desenvolva, aguce e ed~qn~ os sentidos, do que o de S<:_1enc1as naturaes - Esse estudo ºh!l-º Póde restringir-se apenas á 1st oria natural, mas tambem aos el~mentos de physica e de chi– mi~a - A natureza offerece ma– terial abundante, e em toda parte ª quem quizer estudal-a _ d aprendizado das sciencias natu– r aes deve a travessar as etapas do aprendizado n atural: basta es– tudar como o homem primitivo se houve perante os phenomenos da natureza, como os observou, ns comparou, os associou, os classi– ficou e generalizou, e ter-se-á de– terminado o melhor processo de ensino - Além das vantagens educativas, o estudo da natureza proporcionou em todos os tem· pos infinitas utilidades praticas: é conhecendo os phenomenos na– turaes que a humanidade melhor tem podido adaptar-se ao meio, dominando os elementos e delles se servindo para a consecução dos seus fins - Mesmo nas suas maiores invencões, a victoria dos homens se tem feito imitando a natureza: o aeroplano foi mode– lado tendo-se em vista os passa– ros, o submarino, tendo-se em Tista os peixes - A creança, diz Spencer, é instinctivamente u,n naturalista - Cumpre aproveit<1r essa tendencia natural - As d e– finições dos livros scientificoi para as escolas r epr esentam ver– dadeir,as absurdidades - Os nos– sos livros didacticos encerram tudo, menos o necessario - Ifa um estudo particularmentr reco: mendavel aos professores e que e um dos mais fecundos departa– mentos das sciencias naturaes : a pedologia, estudo do crescimento da creança, sem o qual t~d~ en· !:ino carece dr, base, hm1te e orientacão. 2.• aula O professor explanou o seguin– te summario : Fazer um programma _de. con– juncto para physica, ch1~u~a e historia natural - Distn1Ju1r a materia de moclo que os assum– ptos se combinem e possam ser estudados com os .recursos :do material exis tente em cada csla– <,:ão d o anno - Permittir uma certa plasticidade no programm~, que o torne interessante nas di-

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