Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
REVIST_A DO ENSINO 49 expôr e retirar rapidamente as paJar~; .. 9 rnate,·Lal deve ser tira– nu da VHl.t r(r,Y< r rt>;tl)~•as. 4.• aula Topicos desenvolvidos: Leitura silen~iosa e suas vanta– gens sobre a leitura oral - A lei– tura dev-e ser motivada e sup,põe semp~-~ um audit~rio - O club de le1tur~ como situação natural para a leitura oral - Uma hora de leitura para o 3. 0 e 4. 0 anno · diariamente, é excellente medid~ para inicial-os na literatura - A leitura como auxiliar de todas as outras materias - Como variar o material de leitura de accordo com as varias divisões da classe isto é, os que lêem correntemente' os que lêem mal e os medios ~ Necessidade da bibliotheca in– fantil - Fichas, relatorios com– posição, descr!pç~o, na;ração, cartas e os prmc1paes factores que lhes contrariam ou favore– c em a leitura - Taes exercicios devem ser socializados, is to é devem servir de instrumento pa~ ra communicação . de idéas, im– pressões e observações realmente exis tentes - Necessidade de fa– zer com que as creanças se ex– primam com s in ceridade, espon– taneidade e personalidade. 5." aula Iniciando a 5.ª aula, a professo– fessor a Lucia S. Mon teiro de Castro fez considerações sobre a poesia, accentuando as vantagens e valores educ-ativos que ella of– fer ece para o desenvolv imento dos alumnos. Deixou patentes a influencia do rithmo, o enrique– cimento de ideas vi vas e bellas e a e xpansão do vocabulario. Tra tando da decoração, mos– trou c omo se deve fazei-a, r espei– tando-se os ensinamentos da psy– chologia. Estudando a orthograiphia e o morlo de ensinai-a n a escola pri– maria, r ecommendou a elabora- ção de listas das palavras mais communs e mais simples, para uso do 1. anno, levantando-se lis– tas mais difficeis para os demais annos do curso. Passou em r evista os varios processos de ensino de orthogra– phia, - o dictado oral, o dictado escripto, e tc. -:- -e demonstrou como, pelo melhodo global, ·a creança aprende a graphar as palavras através do apr.endizado da leitura. P assou a referir-se á correcção e á mdhor maneirn de effectual-a. Os dic tados e outros exercicios, bem corno os jogos - accentuou - devem ser elaborados de ac– cordo com as falhas e deficieó~ cias que, em materia de orthogra:. phia, r evelem os alumnos. · 6.• aula A professorà passou em revis– ta os topicos seguintes : Opportunidade do e nsino da grammatica no curso primario .'....!. Não confundir gr ammatica com grammatiquice - A grammati– ca deve ser inductiva e a escola deve offerecer numerosas oppor– tunidades para que as c reanças partam dos factos e elaborem suas r egras de grammatica - A technica gr ammatical deve ser simplificada e uniformizada - Tambem necessita de transfor– mação a ser iação dos principaes pontos da grammatica, partindo– se do estudo da sentença 1para o das categorias gr ammaticaes, co– mo, por ex emplo, cio estudo do sujeito e do objecto para o do subs tantivo - Plano a seguir na ordem dos varios tqpicos. 7." aula Encerrando o progr amma <les– sa especialidade, a professora Lucia Schmidt Monteiro de Cas– tro discorreu sob1:e varias topi– cos, continuando a série de con– siderações que vinha fazendo so– bre o ensino da grammatica, no– ladamente sobre o ensino do ver – bo e do pronome.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0