Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
46 REVIST A DO E N SI N O do-se com que ellas contem em to– àos os casos o ,numer o 5 e digam : tres 5, quntro 5, etc . Aprende– rão, lambem, a escrever o resul– rtado dessas operações, sem {Pas– sar p ela sornma. E' essa, egualmente, a occasião propria para se entrar no estudo da di visão, levantando-se pr oble– mas desta natureza : Em 15, quan– tos 5 nós temos? Tambem entra– mos no estudo das fracções, sem comtudo a ellas nos r eferirmos, notando apenas, por exemplo, ,que a quin ta ,parte de 30 é 6, etc. Depois de estabelecer essas di– rectrizes, a professor a passou a ser iar os problemas que se de– vem dar quanto á multiplicação. Elles obedecem á seguinte or– dem : 1.º) lllultiplicação de numer os simples 'Por numeros simples ; 2.º) Multiplicação de numeras compostos por numeros simples, em que não haja reserva; 3.º) Multiplicação de numer os compos tos por numeras simples cm que haja reserva ; . 4.º) Multiplicação de numeras compostos por numeras simples em que haja reser va em mais de dois Jogar es, como 353 x 7; 5.º) Multiplicação de numeros 2~ que entre zero, como 1.700 x ' 6. º ) :\Iultiplicação abreviada por 10, 100 e 1.000; 7.º) Multiplicação de dois nu– meros compostos. A professora entrou, cm segui– da, no estudo ela divisão, notan– do que as suas diffi culda dcs cor– r espon dem á<; da multiplicação e aconselhando a pratica de suas operações na ordem seguinte : l.~) Casos em que o divisor está contt ~o. em lodos os algarismos do d1 v1 dendo, como 844-i-2; 2.•) Casos em que o divisor es– tá contido no numero formado pelos dois primeiros algar ismos do dividen do, como 156+ 3; . 3.º ) Casos em que a ppar ece o res to, como 17+5 ; 4. 0 ) Casos de r esto intermedi– ar ia, como 91+7; 5. 0 ) Casos de r es to cm dois ou mais pontos, como 936+ 4; 6. 0 ) Casos em que apparece zero no q uociente, como 664+ 6 ; 7 .º) Casos em que appar ece zero no dividen do e depois no di– visor, como 17.000+ 2; 8 . º) Divisão abrevi ada ,por 10, 100 e 1.000 ; 9.º ) Casos em que appar ece zero intermedia ria no quociente ; 10.º ) Casos em que os dois pri– mei ros algar ismos do dividendo con têm o d ivisor e casos em que o não con têm, como 663+31 e 7.345+86; A professor a concluiu accenlu– ando que todo es te tr abalho não p oderá ser feito sem que as cre– .anças estejam em situações que as façam senti r a necessida de e o in teresse de r esolver laes pro– b lemas. 7.ª aula Encerra ndo o curso, a profes– sora falou sobr e os problemas. conceituando-os devidamente e commentando as utilidades e van tagens educativas que offere– c em, e notadamente a cqncr et!– zaçao do trabalho e a s ua mot!– vação . A cr eança não estuda an– lhmetica por a rithmetica, mas re– aliza as s uas acliv1dudcs e r esol– ve problemas q ue se lhe offer e– cem no cami nho. Um p r oblc~a não deve ser uma construcçao abs tr acta, talha da ao gos to d_a professora, mas deve ser u!'1u s i– tuação r eal, realmente s ur~1da ~a vida escolar e c uja soluçao seJa desejada, sentida e p rocurada pe– l os alumnos. A maioria dos problemas ela– borados em nossos man uues só . 1
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