Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
" REV I STA D O E NS I NO 45 Pass0u a 'Professora a exa,mi– n ar qual a melhor dis,posiçi:io que se 1pod•erá dar aos numeros parà que as c reanças os leiam melhor e mfli s r n,pid::imenle : s i na fó rma horizontal, si na rectangular, etc. !Fez, a resipeilo, inte r essan tes ex- 1periencias. utiliza ndo-se de um t a,cmogl'llpho ; Por ultimo, r eferiu-se ao estudo da taboacla, mos tra ndo como fa– zei-o proficuamente e explicando os varios expedientes pos tos em :prat ic a ·para uma facil e fecunda aip1p r ehensão das r elações nume- ricas : as r imas, os briquedos, os jogos, etc. 5.• aula As combinações numericas accentuou a professor a - devem ser d a das de maneira que não fa– voreçam a contagem e, antes, obedeçam á ordem crescente de di•ffi culdades . Par a evita r a con- 1Lagem, ,não s-e devem ~ar duas combinações co nsecutivas, em que haja elemento C01m1mum ou em que a differ ença entre os dois e leme111tos seja um. A reSl))eito, a professora forne– ceu exemplos illus trativos. Esitudando a segunda ·condição, red:eriu-se a professora ás ex,peri– e ncias de Clai])IJ), em Ohica,go - itestação de 7.000 creanças, e~ ,to– das as combinações nu.men~as até 13. Taes combinaçõe~, e!11 n umero de 55 assim se -dLStnbuem: 2'5 .que não excedem de 10; 20 que excedem de 10; e 10 eim -que en– tra o zero. Passando a estudar a addição, •a IJ)rofessora mi nudencíou os seus casos, pela çomplexidadc cre- 1&cenle, e ensrnou a gra~ual-? s , ,tendo em vis-ta as expenencias 'effectuadas •nesse sentido. Referiu-se aos testes diagnosti– c•os e ao ensino correotivo, e 1:_s– itudou por ullimo, a su•btracçao -em s~as fonmas odis.Unotas : 1Sub– i0trativa em q_ue de fa oto se ,o,pe– ra a 1Su1htracçao (ex.: 6 - 2 ), e additiva, que r ealqnen1e nos ~Jro– ,põe u.ma addição (ex. : 2 :pa,ra 6 faMam 4) . 6.• aula Antes de entrar no es,tudo da ,ma•leri a do dia, a ,professora Ald:i !Lodi referiu-se ás expe r iencia~ feitas no anno ,p assado, sob sua ,direcção, pelas aluim,nas da Esco– la d e Ape rfeiçoamento, com refe– rencia â subl racção. 895 creanças foram rtes ta das em tres casos des– sa 01peração, que consisliam: l.º) Nrnma subtracção em que os dois lenmos era,m r epresenta– dos por ,nume ros differentes, <:o– ano .por exemplo : 8 - 3; 2. 0 ) Numa subtracção em que o segwndo te11mo era zero: ex. : 8 - O; 3.º) Numa subtracção ei!Dl que os dois, tlenmos era,m iguaes; ex.: 8 -8. · Os resultados obtidos permit- 1te,m affirmar que o primeiro des– ses ,casos é o anais simples para as •creanças; em seguida vem o lterceiro ,caso, sendo o segundo delles o anais difficil de todos, IJ)O,rq ue ,nelle ,figura o zer o. !Passando a -eS1tuaar a ,muilitiipli– icação, a profess·ora frizou que ella , como a divisão e as demais, 01perações, ·deve começar a ser 1praüca1da ,no 1.º an,no ,e d entlro dos dez prilmieiros numeras. Os ah1imnos ,participarão das adivi– dades em que entrem taes oper a– ções, ie resolverã•o rpro-blemas re– la.fitvos ás ,mesmas, sem com tudo, saiber ,que as estã~ ,pralica!1do. Para i'51So ser.,Lbes-a rpro,por<:10na- 1do o imalor numero ,possível de OIJ)po11tun idad,es. Assiim, as ~re– anças se exercitar ão na contagem, verifi.cantdo e fiscalizando a fre– q uencia, inven tariando o mate rial escolar, •distribuimdo objectos, et,c. No 2. 0 an110, já se Jhes aninis– il:rará en sejo de sommarem nume– ras semelhantes CO\mio iP• -ex.: 5+5+5 ou 5+5+5+5, ebc., ífazein-
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