Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

88 REVISTA DO ENSINO V Problemas : fim, escolha, graduação, resolução, methodo a seguir, correcção. VI - Calculo metal: o que é - Distincção entre o estudo da ari– lhmctica e do calculo mental - Consefüos, indicações. Melhodologia de geographia (D.r. i\fario Casasanta) I - Utilidade pratica do ensi– no; seu valo r educativo. II - Faculdades que o ensino da geographia deve pôr em jogo. 'III - Critica dos velhos pro• cessos de ensino e sua compara– ção com os novos. IV - O relevo do solo; sua r e– presentação. V - O programma de geogra– phia, sua anal)'.Se e_ indicações sobre a sua appl!c~çao. lVI - Methodo a seguir - Exercícios complementares (cro– quis cartographico, seriação de carias geographicas, monogra– phias, excursões, r edacções, etc.). Methodologia de historia e d e ins- lr ucção moral e cívica (Prof. Firmino Costa) I - Utilidade do ens ino da his– toria: conhecimento do nosso pas– sado, estimulo de patriotismo; lições de c ivismo e de moral, edu– cação rntellectual. 2 - Como tem sido e como deve ser o programma de historia - Limites e car acteristicos do ensino da his toria no curso primaria. 3 - Methodo de ensino - In– terrogações - Resumos - Syno– pses - Exercícios de applicação : biograph ias, monographias, retra– tos, etc. .Material. 4 - Instrucção cívica - Utili– dade - Instrucção moral - Utili- dade - Differença entre uma e outra - Pontos de contacto. 5 - i\Iethodo a seguir no ensi no de uma ,e outra maleria: partir de conhecido para o desconheci– do - Concretizar o ensino - Re– ferir as noções aos princípios fun– damentaes - Applicações, na vi– da escolar, de alguns dos princí– pios estudados. Melhodotogia de sciencias naful'aes (hof. dr. Edgard R enault Coelho) I - A importancia do ensino - Utilidade pratica e utilidade edu– cativa - Desenvolvimento da observação - Educação sensorirJ - ·· Formação do espírito scienti– fico. II - Limites do ensino scienli– co - Priucipios em que deve ba– rear-se - Como é e como deve ser o programma. III - i\Iethodos de trabalho; exercicios de observação; questio– narias cscriptos; trabalhos prati– cas e individuaes; monographias; quadros synopt icos, etc. Erros a evitar. IV - Excursões, jarains escola– r es, experiencias. V - Material do en sino; labo– r atorios; museu escolar e corpos de experimentação; coll ecções ; Quadros, herhanarios e calenda– rios; modelos e espccimens prepa– rados, VI - Plano de uma lição. A installação do curso Noticiando, em 2 de abril, a ins– tall ação do curso, escreveu o "Mi– nas Gcraes": "A inauguração, bontem, do novo curso de aperfeiço~ment<? para o magislcrio primano foi um aclo que reuniu no grupo esco– lar "Affonso Penna" cerca de du~ zenlas professoras, desejosas de . .. 1 ) 1 ...-

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