Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
REVISTA DO ENSINO Valores - Organização - Prin– c1p10s b asicos - Programma: a natureza e o material - Typos de programma com exemplos _ Lista s uggesliva de •assumptos para programma. IV - Clubs - Fins e utilidade - Organização e administração - Club de l eitura - como deve funccionar. V - Bibliolheca - Sua fun c– ção na escola - Como organizai– ª e u sal-a - Museu - Valores - Como organizal-o com a partici– pação dos alumnos - O mate– rial - Sua natureza e classifica– ção - Como usar o museu. VI - Jomal e outras pub.Iica– ções - Vantagens - Typos di– versos de jornaes - Composi– ção: nome, assumpto, material, etc. Actividades n as ferias e a ex– posição a nnual - Vantagens des– sas ac tivida des e como devem ser conduzidas. T esls (Professora Maria Luisa de Al– meida Cunha) I - Test - O que é - Esco– lha dos materiaes que cons tituem os tests. II - Utilidad e d e seu empre– go: economia d e trabalho e de tempo, problemas r elati vos á ava– liação d a intelligen cia, verifica– <'ào do <; con hecimçn Los adquiri– ri as nas varias ma.terias, diagnos– tico dos pontos fracos, -ensino cr rreclivo, comparação -entre di– versas classes, valor dos proces– sos adaptados, classificação dos al umnos, a dap tação do ensino ao meio. III - O emprego bom e mau dos tests - F actores especiaes que poJem influir nos resultados dos tests - Difficuldad es a re– rnlver n a interpretação dos re– ~ultados. IV - Tests de instrucção Exemplos - Seu emprego. Melhodologüi de lingua patria (Professor a Lucia Scbmidt Mon– t eiro d e Castro) I - Necessidade dos exercí– cios d e linguagem oral e escri– pla - Narração oral, explicação de gravuras, reproducção de his– torias, enumeração, diario rela- torio, etc. ' II - Composição: importan– cia, e_scolha de assumptos, pre– paraçao oral, correcção dos tra– b alhos, relatorio oral do p rofes– sor sobr~ a correcção escripta. III - Ensino de orthographia - Processos - Dictado. JV - Recitação: vantagens, escolha de trechos, -explicação. V - L eitura: analyse do pen– samento. VI - Grammatica: meio e não fim_ - .Methodo a empregar:. no ensmo da grammatica: inducti– vo_ - _Exercicios r ela tivos á ap– pllcaçao das r-egras grammaticaes Conjugação - Vocabula rio. llfelhodologia de arithmelica (Professor a Alda Lodi) • I - Utilidade de seu ensino; ~eu car acte r de utilidade pratica; seu caracter educati vo. I~ - Os prog r ammas de arilh– meti ca e seus defeitos: quanto ás operações fun damentaes, q ua nto ao systema tnetrico; quan Lo a pontos sem r azão de ser no ensi– no primario. IH - Qual deve ser o program– ma de cada curso - Analyse do aclual p rogramma - Indicação dos pontos principaes - Obser- vações, orientações. · IV - Sys tema m-etrico - Como deve ser dado.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0