Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44
CURSO o DE APERFEIÇOAMENTO PARA - PROFESSORADO PRIMARIO Por determinação do sr. dr. Francisco Campos, secretario do Interior, funccionou, durante o mez de abril, nesta Capital, um curso de aperfeiçoamento p ara o professorado primario, desper– tando o mais vivo interesse e congr egando, em torno dos mes– mos objeclivos, numerosa pha– lange de elementos do nosso ma– gisterio. Nas aulas, que se effectuaram t ,das as manhãs, a principio no grupo escol:;r "Affonso Penna", e depois no salüo, mais amplo, d:i. Camara dos DeputacLs, foram desenvolvidos os seguintes pro~ grammas : Mellwdolooia geral (Professora Benedicla Valla– dares) I - Educação: seu conceito. II - O eàucador : sua persona– lidade - Qualidades do educa– dor - Educação do educador. III - O alumno ; diversas eta– pas de seu desenvolvimento - Diversidade de typos - Necessi– d ade de adaptar o ensino ás di– versas edades e naturezas - Classe : sua psychologia - Dif– ferença entre o ensin9 da classe e o do individuo . · IV - Ordem, o que é e como obtel-a - Disciplina, seu concei- to - Theorias r elativas ás sanc– ções p edagogicas - Critica das sancções regulamentar es. Metl1odo e processos de en sino (Professor a Luiza Valladares Ri– beiro) I - l\Ielhodos: i ntuiti vo, dire– cto, activo - Processos e modos de ensi no - Ensaio p elo aspecto e pela acção. II - Aula - Exposição : como e quando ministral-a - Em que medida se deve usar do livro. III - Interrogação. IV - Exercicios escriptos : nu– mero, extensão, preparo em clas– se, correção. Instituições escolares (Professora Amelia de Castro Monteiro) I - Considerações ger aes - A concepção moderna de educação. - Os fins da educação e a neces– sidade de socializar a escola - Utilidade das instituições. II - Objeclivos e princípios fundamentaes - Condições es– senciaes para o bom exilo das instituições escolares : collabora– ção dos professores, acção do di– r ector, obediencia aos princípios fundamentaes, etc. - Problemas referentes á introducção das ins– tituições escolares e sua adminis– tração - Instituições praticaveis na escola primaria. III - Auditorium - A func– ção do auditorium na escola -
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0