Revista Do Ensino 1930 - Abril v5 nº 44

84 REVISTA DO ENSINO · O methodo de projectos por rnaterias pode, corµ gran– de facilidade e proveito, ser praticado ·em qualquer escola. Como modelos, daremos aqui a transcripção de dois exemplos: 1. 0 ) Projectos de lingua palria. Averiguar os erros grammaticaes que o povo comrnette. Os meninos tomarão nota em seus cadernos, destinados a esse fim, de todas as pa– lavras· mal pronunciadas, mal empregadas, de significado desconhecido, que ouvirem na escola, na rua, em suas casas, por toda parte. Os que encontram mais casos ensinam aos que descobrem menos. Essa pesquisa é levada á escola todos os dias. Alguns verão erros onde não os ha, e, em compensa– ção, muitos defeitos de linguagem passarão despercebidos aos meninos . O professor, que trabalha com eUes no proj ecto, completará a investigação. Pode nomear-se, finalmente urna commissão destinada a corrigir as faltas e a zelar pel~ pureza e bom emprego da linguagem na escola. 2. 0 ) Projectos de geographia. Estudar os meios de transporte empregados pela humanidade, deduzindo a influ– encia que esta importante questão tem exercido no desenvol– vimento, na riqueza e na vida dos povos. Um schema desse proj ecto poderia ser o seguinte: 1. 0 ) Collecção de maiteriaes, gravuras, desenhos relati– vos aos transpor,tes. 2. 0 ) Representação pla~tica d~s -y~rias e_species de ve– hiculos, já construindo os mais face1s, Jª se ubhzan?o de jo– , guetes já recortando e armando os que o commerc10 vende, com o; peças desenhadas em cartolina. 3. 0 ) Exposição desses vehiculos, de maneira a frisar a evolução e progr esso realizados desde os tempos primitivos, até os nossos dias. 4.º) Estudo preliminar sobre a importancia dos meios de transporte em ca da época. . · 5. 0 ) Quadro synoplico dos differ entes meios de trans– porte em uso no paiz. Emprego de alguns delles por meio de excursões . 6. 0 ) Estudo que mostre a relação dos meios de transpor– te com as tres grandes necessidades do homem: alimentação, habitação e ves tuario. 7. 0 ) O transporte como factor da civilização.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0